Como sanar a privação do sono?
Nas grandes cidades devido ao grande número de compromissos, a necessidade de conciliar estudo, trabalho e vida pessoal, ou seja, os inúmeros compromissos e tarefas diárias colaboram para que o intervalo de tempo destinado para o sono seja cada vez mais curto nos dias de hoje.
O sono é uma necessidade do nosso organismo caracterizado principalmente quando o cansaço mental é prolongado e as concentrações de cortisona diminuem e as de melatonina acrescem, ocasionando a vontade de dormir. Nesse momento o organismo começa a reorganizar seus sistemas para retomar uma nova etapa de atividades. A imunidade é fortalecida, as células são restauradas e a memória é consolidada.
O número de horas para o sono ideal costuma ser em média de 6 a 8 horas por dia, porém algumas pessoas tendem a dormir menos até 5 horas e se sentem aptas para dar continuidade as tarefas do dia-dia, outras tem por necessidade de conciliar o sono de 9 a 10 horas por dia, por conta disso os especialistas não definem uma regra para o número ideal de horas, pois cada indivíduo precisa de uma quantidade distinta do outro para repousar adequadamente.
Estudos apontam o sono como uma importante ferramenta para a consolidação do aprendizado, uma vez que permite a perpetuação e memorização de todo o conteúdo que foi aprendido durante o dia.
Destacamos algumas dicas para sanar a privação do sono:
- Procure deitar no mesmo horário, mesmo nos finais de semana;
- Evite cafeína, nicotina e álcool nas horas finais do dia;
- Mantenha o quarto arejado e numa temperatura prazerosa;
- Não realize refeições exageradas antes de dormir;
- Procure praticar atividade física durante o dia, e evite realizar a noite;
- Só utilize medicamentos para dormir sob orientação médica.
Entretanto se a dificuldade em dormir persistir, procure um especialista, uma vez que há distúrbios como a apneia do sono que necessitam de tratamento, aparelhos para ajudar a respiração e alguns casos até cirurgia.