Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

O que é Tai Chi Chuan?

04/03/2013

O que é Tai Chi Chuan?

O Tai Chi Chuan é uma arte que melhora a forma física e mental, praticado especialmente na China por homens, mulheres e crianças de todas as idades. Uma técnica que auxilia e tanto para as pessoas que sofrem com a falta de memória. O problema atinge aproximadamente 50% dos idosos.

O Tai Chi Chuan trata-se de uma arte marcial milenar chinesa composta por movimentos relaxantes, desenvolvidos com o objetivo de estabilizar o equilíbrio das forças vitais do organismo, ou seja, a união da energia Yin e Yang.

Estudos apontam que as pessoas que praticam com regularidade o Tai Chi Chuan, têm uma vida distinta, principalmente quando chegam aos 80 e 90 anos, pois a prática auxilia para que os ossos fiquem mais fortes e as juntas mais flexíveis. Favorece também a mente, pois trabalha a concentração, respiração e relaxamento.

A prática colabora para que o corpo execute as suas funções de forma eficiente, visto que a partir de movimentos suaves propicia um impacto no sistema nervoso central e constrói uma base para melhorar os outros sistemas orgânicos como:
- Esqueleto;
- Músculos;
- Aparelho Circulatório;
- Sistema linfático;
- Aparelho excretor;
- Glândulas endócrinas.
- Sistema Nervoso;
- Aparelho Digestivo;
- Órgãos Sensoriais.

Destacamos os principais benefícios do Tai Chi Chuan:

- Fortalece o coração, pois é equivalente a uma caminhada de 4 quilômetros, refina os reflexos, equilíbrio e bem-estar;
- Equilibra a pressão sanguínea. As técnicas respiratórias reduzem o estresse e diminuem a frequência cardíaca;
- Melhora a circulação: a respiração profunda e os movimentos amplos fortalecem os músculos, aumentando o fluxo sanguíneo;
- Favorece o equilíbrio e reduz o risco de quedas e acidentes;
- Aumenta a capacidade de concentração, exercita a memória e aumenta a capacidade de realizar as tarefas diárias com maior facilidade.

Os movimentos lentos, suaves, podem parecer simples, porém o Tai Chi Chuan conta com uma sequência de aproximadamente de 103 movimentos diferentes.  Exercitando a concentração, memória além de despertar a energia e o equilíbrio entre corpo e mente.




» Todas as notícias

Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br