Como transformar um trabalho temporário em efetivo?
A Páscoa é o terceiro melhor período do ano para o trabalho temporário. De acordo com a Abicab (Associação Brasileira de Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) mais de 20 mil pessoas serão contratadas até a Páscoa.
Além de propiciar oportunidades de emprego, a Páscoa é uma excelente oportunidade para transformar o trabalho temporário em efetivo.
As vagas não exigem experiência e é uma boa pedida para quem se encontra fora do mercado de trabalho. Por se tratar de um processo artesanal, minucioso, os que apresentarem boa habilidade e sabem trabalhar em equipe tem a oportunidade de ser efetivado.
Para se manter no cargo, é importante demonstrar iniciativa, força de vontade, empenho e interesse, pois de acordo com os especialistas muitas empresas avaliam o trabalho temporário como um período de experiência.
Um outro fator que chama a atenção dos recrutadores é o comportamento. A maioria das empresas dá prioridade às competências comportamentais do que técnicas, uma vez que é mais fácil ofertar ao colaborador um treinamento ou capacitação do que adequar comportamento e valores.
Destacamos algumas dicas de como transformar um trabalho temporário em efetivo:
- Procure estar atento à qualidade da comunicação verbal e escrita;
- Seja pontual e produtivo;
- Mostre-se preocupado em compreender os valores, a missão, os produtos e serviços da empresa;
- Demonstre agilidade em suas atividades e mantenha sempre a qualidade;
- Cumpra suas tarefas sempre no prazo estabelecido;
- Destaque-se pela sua educação e competência no relacionamento com os clientes, colegas de trabalho e superiores.
Nem todas as empresas conseguem efetivar de imediato os profissionais após o término do contrato temporário, destacar-se pode fazer com o que o gestor se recorde do colaborador quando uma nova oportunidade surgir.