Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

0300 10 10 10 1

Saúde: Congelar alimentos faz mal?

06/03/2013

Saúde: Congelar alimentos faz mal?

Com a correria cotidiana, muitas pessoas acabam optando por comprar alimentos congelados ou congelar alimentos como: carne, arroz, feijão e legumes, para esquentar e preparar uma refeição com mais praticidade. Alguns cuidados devem ser adotados para que o congelamento seja realizado com segurança.

Para que os valores nutricionais dos alimentos sejam preservados é imprescindível garantir a qualidade do produto, que depende diretamente da maneira como foi manuseado antes, durante e após o congelamento.

Os especialistas alertam que muitos alimentos devem ser congelados, mas não se deve deixar o produto por um longo período no freezer para que não perca seus valores nutricionais, mesmo com boas condições de armazenamento e conservação, os alimentos não podem ficar no freezer por mais de três meses, após esse período a comida perde os sais minerais e as vitaminas.

Alimentos como: pizzas, massas, aves, legumes, bolos, salgadinhos e carnes podem ser congelados na parte de cima do refrigerador em temperatura de aproximadamente -6º.

Destacamos os principais cuidados para se congelar os alimentos:

- Ao colocar os alimentos para congelar, dê preferência a recipiente de plástico, pois evitam a contaminação;
- O saco plástico e o vidro devem ser evitados, uma vez que um quebra e o outro pode grudar na comida;
- O mais aconselhado é não misturar alimentos diferentes em um mesmo recipiente no momento de congelar, por conta de bactérias localizadas em outros alimentos;
- As partes consumidas de carnes, aves e peixes devem ser limpas. Procure congelar apenas a quantidade que será consumida;
- Os alimentos pré-preparados devem ser colocados em embalagens adequadas, e na sequência deixe a comida sobre um recipiente com água fria e gelo. Depois, coloque o alimento no refrigerador e após o resfriamento no freezer;
- Para congelar hortaliças, especialistas indicam a adoção da técnica conhecida como branqueamento que conserva melhor a cor, textura, sabor e principalmente os valores nutricionais. O branqueamento refere-se à lavagem das hortaliças que devem ser separadas em partes, depois submergir as hortaliças em água fervente e depois em água fria, para que aconteça um choque térmico;
- As frutas para serem congeladas, devem ser limpas e os caroços retirados. O mais recomendado é congelar a porção precisa que será consumida.

O consumo de alimentos congelados são uma alternativa prática e rápida, porém em excesso devem ser evitados. O indicado é buscar opções para alimentar-se com uma comida fresca, preparada na hora.




» Todas as notícias




Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br