Novas Tecnologias na Educação
No dia 3 de março, o Fantástico apresentou uma matéria sobre o Uso da Tecnologia na Sala de Aula.
A educação refere-se ao processo contínuo de aprendizado e estamos nos deparando cada vez mais com os avanços tecnológicos.
As novas mídias têm influenciado o educador, visto a expansão da educação a distância, com avanços expressivos em qualidade e oferta de cursos.
Destacamos os seguintes trechos da matéria:
"Existem outras escolas inovadoras, não só no Brasil, mas em outros países do mundo também. A grande maioria delas aposta na ajuda das novas tecnologias pra auxiliar o aumento da qualidade da aprendizagem. A tecnologia é uma ferramenta, um facilitador, explica o subsecretário de Novas Tecnologias Educacionais do Rio de Janeiro, Rafael Parente, sobre o porquê de a tecnologia exercer um papel tão fundamental".
"A importância da introdução da informática na escola não é para melhorar o rendimento escolar, é porque a informática faz parte do mundo. Então, se você não dá habilidades de começar a controlar essa máquina, você está retirando uma possibilidade de cidadania dela. A questão é como é que nós vamos melhorar a sociedade sem que, na escola, a gente ensine as crianças a dominar esse equipamento", conclui Sobreiro.
O curso em Educação Novas Tecnologias e seu uso na Educação busca incorporar as tecnologias digitais a uma abordagem interdisciplinar a fim de:
- Aproximar a cultura digital e o currículo escolar;
- Contextualizar a cultura digital contemporânea;
- Fomentar ações e reflexões entre os educadores acerca do que as tecnologias digitais representam no cotidiano de todos, educadores e alunos.
O docente Almir Vicentini responsável pelo curso de Novas Tecnologias na Educação - Uma abordagem diferenciada afirma:
"Aprender no contexto digital ocorre de novas formas e com novos objetivos. As estratégias de leitura são diferentes das assimiladas pelas gerações anteriores: não são lineares e exigem a compreensão de caracteres semânticos nas quais símbolos e ícones compõem o "texto" a ser lido, interpretado e compreendido".
A necessidade de um ensino permanente colabora para que a tecnologia seja compreendida como uma dimensão pedagógica que só vem a somar na difusão do aprendizado.
- Pós em Novas Tecnologias na Educação
- Curso de Novas Tecnologias e seu uso na Educação
Confira a matéria na íntegra:
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/03/escolas-publicas-apostam-na-tecnologia-dentro-das-salas-de-aula.html