Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

Dia Internacional da Mulher: A Prática do Pilates

08/03/2013

Dia Internacional da Mulher: A Prática do Pilates

Por: Prof.ª Maria Militão

Como diz o ditado popular: ?Atrás de um grande homem, há sempre uma grande mulher?.

Apesar do criador do método ter sido um homem, a difusão do Pilates pelo mundo se deu principalmente pelas mulheres. 

Joseph Pilates contou com a parceria de muitas mulheres, entre elas, a mais importante, sua esposa, Clara. Pilates a conheceu em sua viajem de navio quando voltava da Alemanha para os Estados Unidos. Os dois montaram o primeiro estúdio de Pilates em Nova York e lá atendiam seus alunos.

Foi na década de 40 que o método começou a ficar conhecido, principalmente no mundo da dança. Entre seus discípulos estavam mais duas mulheres importantes, as dançarinas Ruth St. Denis e Martha Graham. Em 1960, Joseph foi convidado a ensinar sua técnica para as bailarinas do New York City Ballet. 

Quando Joseph morreu em 1967, seu trabalho foi conduzido por sua esposa e posteriormente por uma de suas primeiras alunas, Romana Kryzanowska, escolhida por sua dedicação e responsabilidade. Romana herdou os direitos de uso da metodologia de pilates, incluindo anotações, fotos e manuscritos e foi a responsável pela popularização global do pilates.

Em 1991, foi criado o primeiro estúdio brasileiro de Pilates. A grande responsável por tal empreendimento foi Alice Becker Denovaro, primeira brasileira a se certificar para instrução da técnica de pilates. A partir daí o Pilates se tornou o que é hoje, uma das atividades mais procuradas entre praticantes de atividade física e também como reabilitação para lesões.

Podemos ver ao longo da história que grandes mulheres se envolveram com total dedicação e importância na divulgação do pilates.

Hoje vemos muitas instrutoras trabalhando com o método. Realmente o gênero que domina o mundo do Pilates é o feminino, mas Pilates também é coisa de homem, por tanto não se deixem enganar pelo lindo rostinho das instrutoras, porque as aulas são fortes, intensa se a dedicação deve ser a mesma, tanto para os homens quanto para as mulheres.

Parabéns a todas as mulheres que de uma forma ou de outra contribuíram para que o método Pilates alcançasse o grau de importância que tem hoje.

Confira a homenagem para o Dia das Mulheres realizada pelo blog studio pilates:




» Todas as notícias

Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br