Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

A importância da higiene bucal

12/03/2013

A importância da higiene bucal

A prevenção da cárie e da doença periodontal ocorre a partir da completa remoção da placa bacteriana, a principal responsável por essas doenças, a partir de uma escovação correta.

 Uma escovação adequada conta com a duração, no mínimo de 10 minutos, sendo que muitas pessoas acabam não fazendo uso das técnicas corretas de higiene bucal.

Uma boa higiene bucal propicia o hálito puro, um sorriso saudável e favorecem que os dentes fiquem limpos e livres de resíduos alimentares. Dentes saudáveis não só permitem uma boa aparência, mas são também imprescindíveis para o bem-estar e a para a saúde bocal.

Manter uma boca saudável implica em cuidados diários preventivos, como uma boa escovação, o uso correto do fio dental, e auxilia a evitar possíveis problemas dentários.

Destacamos algumas sugestões para a manutenção da higiene bucal:
- Escove bem os dentes principalmente após as refeições e utilize o fio dental todos os dias. O fio dental assegura a limpeza de resíduos que à escova não alcança que ficam depositados no dentes;
- Consuma alimentos balanceados e atenção ao consumo excessivo de doces, guloseimas, ou seja, alimentos ricos em açúcares;
- Com relação aos produtos de higiene bucal dê preferência aos que contenham flúor;
- Vá ao dentista com regularidade.

Existe uma escova de dentes específica para cada idade?
Os especialistas sugerem que o inicio da escovação ocorra após o aparecimento do 1º dentinho, no neném a escova sugerida, é uma escova extra macia, que limpe os dentes recém-erupcionados, para que realize uma massagem na gengiva, além de contar com um cabo que propicie um bom apoio para o adulto que irá realizar a escovação.

Aos 3 anos, as crianças tendem a realizar a própria escovação, sendo assim o mais indicado é uma escova com a cabeça pequena , cerdas macias e que apresentem uma proteção no longo eixo do cabo, para evitar incidentes, contudo sempre sob a supervisão de um adulto.

A maioria dos dentistas recomenda para a escovação de pessoas adultas a escova dental de cerdas macias, ou até mesmo as escovas com cabeças menores também são sugeridas, porque alcançam com mais facilidade todas as regiões da boca, como os dentes posteriores, que demandam mais trabalho na escovação.

A escova deve ser trocada a cada 3 meses ou quando notar que ela está desgastada, pois pode danificar a gengiva.

Uma boa escovação não pode ser atrelada à dificuldade e pressa, pois realizada corretamente garante a saúde boca. Após o jantar e antes de dormir, os cuidados com a escovação devem ser redobrados.

Confira nossos cursos na área de Odontologia:

- Pós em Odontologia




» Todas as notícias




Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br