Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

Queimaduras e as suas classificações

14/03/2013

Queimaduras e as suas classificações

As queimaduras apontam um sério problema de saúde pública e seus números são preocupantes. Estima-se que, a cada ano, mais de um milhão de pessoas sejam vítimas de queimaduras em todo o país.

A queimadura trata-se de lesões na pele resultantes da ação do calor e do frio, de agentes químicos, como soda cáustica e ácido clorídrico (queimaduras químicas), por animais e plantas, como o látex, água viva e a urtiga (queimaduras biológicas) e por descargas elétricas (queimaduras elétricas).
De acordo com os dados do Ministério da Saúde, durante todo o desenvolvimento das competências motoras de uma criança, as chances de acidente com queimaduras são elevadas. Sendo assim, as crianças são consideradas um grupo de risco, visto que de 1 a 4  anos, a queimadura ocupa o 6º lugar como principal causa de óbito.
A partir dos 5 aos 9 anos, a queimadura se torna a 4º razão das internações com sequelas motoras e estéticas, pois além de deturpar, impossibilita o desenvolvimento social e intelectual, pois atrapalha diretamente o convívio com outras crianças e a frequência na escola.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a maioria das queimaduras ocorre no ambiente doméstico pelo contato direto com líquidos quentes, chamas ou fonte de calor compostos por objetos como ferro de passar, panelas, fornos entre outros.

Destacamos as principais classificações e os primeiros socorros das queimaduras:

- Queimaduras de 1º grau: O calor tende a destruir apenas a camada superficial da pele, ou seja, a epiderme. Provocando vermelhidão, forte sensação de ardência e inchaço. Na maioria dos casos não ocorre à formação de bolhas. Um exemplo seria a queimadura ocasionada pela exposição ao sol;

- Queimaduras de 2º grau: O calor tende a destruir as camadas mais profundas da pele
(toda a epiderme e a parte da derme). Apresenta a formação de bolhas, constituídas por um líquido amarelo - claro que atua na proteção contra infecções por germes presentes na pele;
Primeiros socorros para as queimaduras de 1º grau e 2º grau: Procure colocar a parte queimada debaixo de água corrente ou em um recipiente com água fria por aproximadamente 5 minutos para resfriar a pele e amenizar a dor. Depois, enxugue e busque proteger a região queimada com um pano seco e limpo ou gases. Não aplique nenhum tipo de pomada, manteiga, pasta de dente ou pó de café sobre o ferimento, pois podem agravar o ferimento;

- Queimaduras de 3º grau: São consideradas as mais profundas, não apresentam formação de bolhas, pois as camadas mais superficiais da pele morrem instantaneamente. Nos casos mais severos, músculos, vísceras e até os ossos podem ser acometidos. Em grande parte dos casos, o paciente não reclama de dor, pois as terminações nervosas responsáveis pela sensibilidade aos estímulos dolorosos foram extintas.

Primeiros socorros para as queimaduras de 3º grau: Busque colocar a parte queimada sob água fria por pelo menos 5 min, caso a área queimada seja ampla, coloque a pessoa debaixo de um chuveiro, cubra com pano limpo e encaminhe a pessoa para atendimento médico o mais rápido possível.

As principais recomendações para as queimaduras:

- Nos casos de queimaduras que atingem parte extensa do corpo ou regiões como rosto, pescoço e tórax.  Busque atendimento com urgência;

- Não fure as bolhas, se estiverem rompidas, coloque gazes ou um pano limpo, mas antes ponha vaselina pura na parte que estará em contato com região queimada;

- Troque o curativo todos os dias após o banho, pois se soltará com mais facilidade se estiver molhado;

- Procure manter as crianças afastadas da cozinha, pois é o local que acontece o grande número de acidentes dentro de casa.

A queimadura provocada por produtos químicos, à pessoa deve tirar a roupa molhada com o líquido (o que pode ser feito debaixo do chuveiro) e lavar a área afetada com água corrente fria, por aproximadamente 5 minutos. Após esse período, deve dirigir-se imediatamente a um pronto socorro.




» Todas as notícias

Cursos Relacionados



Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br