A importância da biodiversidade
Biodiversidade quer dizer bio= vida e diversidade = variedade, ou seja compreende a totalidade de variadas formas de vida ( animais, insetos, plantas, microorganismos, entre outros.).
A biodiversidade assegura o equilíbrio dos ecossistemas, sendo assim os danos provocados repercutem não só nas espécies que habitam determinado local, mas, todas as outras e no próprio ambiente ,visto que afeta a tênue rede de relações entre as espécies e o meio em que vivem.
Três grandes níveis compõem a biodiversidade:
- Diversidade genética;
- Diversidade orgânica;
- Diversidade ecológica.
Sendo assim podemos fazer um comparativo da biodiversidade como uma máquina, uma vez que os animais e os vegetais representam as engrenagens.
Muitos estudos apontam que aproximadamente nos próximos 25 anos, de 2 a7 espécies em cada 100 poderão dizimadas, sendo imprescindível ressaltar que cada planta extinta promove a perda de 30 espécies de animais e insetos que provem delas.
Especialistas apontam que por ano por volta de 13.000 novas espécies são descobertas e avaliam que existam aproximadamente 1,7 milhões de espécies conhecidas em nosso planeta, porém esses números são considerados distantes do número real, que possam existir já que as queimadas e desmatamentos promovem a extinção de espécies, antes mesmo que possam ser estudadas. Por isso é fundamental ações de conscientização sobre a importância da preservação.
A perda da biodiversidade engloba distintos aspectos como sociais, econômicos, culturais e científicos.
Os principais processos responsáveis pelo agravo da biodiversidade são:
- Introdução de espécies e doenças exóticas;
- Exploração demasiada de espécies de animais e plantas;
- Mudanças climáticas;
- Perda e fragmentação dos habitats;
- Utilização de híbridos e monoculturas na agroindústria e nos programas de reflorestamento.
A preservação da natureza e da biodiversidade contribui e garante para a proliferação da vida!