Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

Qual a diferença entre gripe e resfriado?

16/04/2013

Qual a diferença entre gripe e resfriado?

A gripe trata-se de uma doença que acomete as vias respiratórias, que acontece quando o organismo é infectado pelo vírus influenza.

Sendo assim, resfriado e gripe são doenças diferentes:

- Resfriado: refere-se a uma infecção viral que acomete as vias respiratórias superiores, que pode apresentar mais de 200 tipos de vírus que originam a enfermidade. Os mais habituais fazem parte do rinovírus.

Os sintomas e sinais se manifestam 2 ou 3 dias após a exposição ao vírus. Os mais típicos são: coriza ( transparente), espirros, tosse, dor no corpo, febre baixa e de curta duração, lacrimejamento e dor ou irritação na garganta.

- Gripe:  A transmissão do vírus da gripe pode se suceder por via respiratória, usualmente pela inalação  de partículas de secreção infectada em suspensão no ar. Sendo assim cuidados ao tossir, ou espirrar auxiliam para prevenir o contágio.

Seu início é inesperado e ocasiona febre alta, mal estar, fraqueza , dores de cabeça e tosse, garganta e coriza.

Em alguns casos o tratamento pode ser realizado a partir de tratamentos de suporte como: analgésicos, antitérmicos, hidratação e repouso. Os antibióticos são prescritos apenas em casos em que a gripe vem acompanhada de infecções bacterianas, que podem agravar o quadro.

Com relação a prevenção, destacamos os seguintes cuidados:
- Cobrir a boca quando espirrar ou tossir;
- Manter as mãos limpas;
- Vacinação.

A vacinação tem como objetivo fazer com o que o indivíduo não contraia a infecção, ou se não for possível, que apresente um quadro mais tênue, com riscos menores de complicações. Deve ser repetida anualmente, pois a vacina altera de acordo com as mudanças sofridas pelos vírus. Na maioria dos casos, a pessoa pode levar 2 semanas para desenvolver os anticorpos apropriados.

Pessoas com mais de 50 anos, profissionais de saúde, transplantados, pacientes com HIV, obesidade mórbida, doenças neurológicas e doentes crônicos, estão entre aqueles que devem tomar a vacina todos os anos.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, iniciou-se no dia 15 de abril e segue até o dia 26 de abril, oferecerá imunização gratuita em 65 mil postos de saúde de todo o país, de acordo com o Ministério da Saúde.

Para mais informações acesse:
http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/9965/162/ministro-anuncia-lancamento-da-campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe.html




» Todas as notícias

Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br