Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

Dia Mundial do Trabalho: 1º de Maio

30/04/2013

Dia Mundial do Trabalho: 1º de Maio

O Dia Mundial do Trabalho ou Dia do Trabalhador é comemorado todos os anos no dia 1º de maio em diversos países, sendo feriado no Brasil, Portugal e em outros países.

No dia 1º de maio de 1886 na industrializada cidade de Chicago ( Estados Unidos), milhares de trabalhadores foram ás ruas em busca de reivindicar melhores condições de trabalho, destaca-se a redução da jornada de trabalho que anteriormente era de 13h para 8 h diárias. Neste mesmo dia aconteceu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Para homenagear aqueles que tiveram suas vidas ceifadas por conta dos conflitos, e lutas pela busca de melhores condições de trabalho, a Segunda Internacional Socialista, que ocorreu na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o 1º dia Mundial de Trabalho, que passou a ser comemorado em 1º de maio.

No Brasil de acordo com os historiadores,  a data é comemorada desde de 1895, sendo somente oficial em setembro de 1925, após  a criação de um decreto do então presidente Arthur Bernardes.

Destacamos as principais ações compreendidas no dia 1º de maio no Brasil:
- Em 1º de maio de 1940, o então presidente Getúlio instaurou o salário mínimo, que tinha como objetivo suprir as necessidades básicas de uma família;
- Em 1º de maio de 1941, a Justiça do Trabalho foi criada com o propósito de solucionar questões pertinentes as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores;

O Dia do Trabalhador, se destaca-se em nosso país, especialmente pelo costume que os governos tem de anunciar neste dia o aumento anual do salário mínimo, além da criação da Consolidação das Leis do Trabalho- CLT, em 01 de maio de 1943.

Toda a equipe acadêmica da UGF parabeniza a todos os trabalhadores do nosso país!




» Todas as notícias

Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br