Qual a diferença entre Estimular e Motivar?
No dia 26 de abril, o professor Gasparetto tratou em seu blog sobre o tema: Palestra Motivacional motiva mesmo? Aproveitando o tema trataremos sobre: Qual a diferença entre estimular e motivar?
Motivação trata-se do ato ou efeito de motivar. Palavra popularmente usada para explicar por que as pessoas agem de uma determinada maneira. Em psicologia e nas outras ciências do comportamento, a palavra tem uso mais limitado. Alguns cientistas vêem a motivação como fator que determina o comportamento, tal como expresso na frase "todo comportamento é motivado".
Porém, na área de recursos humanos a motivação é compreendida como um fator interno de cada indivíduo, sendo assim é praticamente impossível uma pessoa motivar outra.
Estímulo refere-se aquilo que estimula, compreende o incentivo, o impulso: o estímulo da recompensa. Sendo assim, o que pode ser realizado no ambiente de trabalho por parte da gestão frente aos seus colaboradores é o estímulo e não a motivação. Conceder ao colaborador a oportunidade e as condições para que ele satisfaça as necessidades insatisfeitas como ( reconhecimento, status e segurança).
Cabe ao gestor descobrir as necessidades de sua equipe e ofertar a eles a oportunidade de solucioná-las, isso promoverá a motivação.
O docente do curso em Gestão apresenta a seguinte consideração em seu blog:
"Mas há uma diferença importante: a motivação é permanente, ou pelo menos mais duradoura, enquanto o estímulo é mais passageiro e precisa ser repetido sempre para continuar fazendo efeito".
Confira o artigo na íntegra:
http://www.blogdogasparetto.com.br/palestra-motivacional-motiva-mesmo/