Como tratar cortes em ferimentos?
Os cortes tratam-se de ferimentos que podem ocorrer com frequência, especialmente no ambiente doméstico. Aproximadamente 27 mil pessoas de acordo com o SUS se feriram dessa maneira em casa.
Cortes superficiais, o próprio organismo tende a cicatrizar, uma vez que a corrente sanguínea conta com plaquetas e proteínas responsáveis pela formação de coágulos que interrompem a circulação, assim que algum determinado vaso se rompe.
Algumas ações simples realizadas no momento do acidente podem agilizar a recuperação, tais como:
- Lavar as mãos com água e sabão, antes de iniciar o atendimento para não incorporar germes na região lesionada;
- Comprimir o local com pano limpo ou gaze até estancar o sangue;
- Lavar o ferimento com água e sabão, para a remoção de resquícios de sujeira.
Todos esses procedimentos devem ser realizados com atenção para não comprometer a lesão.
Quando refere-se a cortes mais o profundo, o primeiro passo é estancar o sangramento, e limpar a região com um pano úmido em água até encontrar o local do ferimento, pressionar com gaze ou com um pano limpo para estancar o fluxo de sangue, caso não ocorra em até 5 ou 10 minutos, no máximo, a pessoa deve ser removida o quanto antes para socorro médico, visto que cortes muitos profundos com sangramento em excesso necessita de um pronto atendimento médico.
Destacamos as principais recomendações com relação aos cortes:
- Evite assoprar o ferimento para não contaminar a região com os germes que ficam normalmente na boca;
- Não use o algodão para estancar o sangue, pois as fibras grudarão na ferida e dificultarão sua remoção;
- Não aplique álcool, produtos desinfetantes ou pomadas na região do ferimento. O recomendado é apenas lavar com água e sabão;
- Ao surgirem sinais de infecção na região do ferimento como: inchaço, pus, dor, vermelhidão, entre outros, não hesite em buscar auxílio médico.
Confirme com o médico sobre a necessidade de toma uma dose de reforço da vacina antitetânica, se o ferimento foi ocasionado por um objeto sujo de terra ou enferrujado;