A importância do Pilates para a Saúde
O Método Pilates vem sendo cada vez mais indicado por médico, e vem conquistando espaço dentro dos hospitais, para auxiliar diretamente na recuperação de males como dores e até mesmo doenças neurológicas.
O Método Pilates consiste em um programa de condicionamento físico, desenvolvido por Joseph H. Pilates que foca na respiração, alinhamento da postura, tônus muscular, concentração e equilíbrio.
Joseph H. Pilates desenvolveu aproximadamente 500 exercícios específicos. Acreditava que para a manutenção da saúde era necessário o equilíbrio entre corpo e mente.
Por conta disso o Pilates é uma atividade física e mental, pois exige consciência corporal e concentração.
O Pilates é uma atividade física que exige dedicação, disciplina e persistência. Propicia o equilíbrio físico e mental, mas para que isso aconteça é necessário o entendimento dos nossos desequilíbrios e organização das nossas atividades motoras para que possamos atingir o desenvolvimento do nosso corpo e da nossa mente.
A maneira de realizar os exercícios no Pilates é mais essencial do que os próprios movimentos ou repetição das séries nos aparelhos ou nos Mat (tapetes).
Ao se realizar uma atividade física, devemos sempre contar com uma prescrição médica e com profissionais qualificados que façam com que a prática agregue bem-estar, conforto e disposição física.
A consciência do próprio corpo é um dos pontos alcançados pela prática, compreender como nossos músculos reagem faz com que sejamos mais autônomos.
Muitas dores são entendidas, amenizadas e evitadas com a prática.