Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

Em qual situação usar compressa fria ou quente?

20/05/2013

 

Em qual situação usar compressa fria ou quente?

Quando o corpo sofre uma batida, lesão ou trama, a dor não demora a se manifestar e outros sintomas  podem acompanhar como inchaço e vermelhidão.

No dia-dia as pessoas tendem a optar pelos "tratamentos caseiros", que são compreendidos por uma compressa de água fria ou quente, entretanto estabelecer qual é a mais efetiva pode dar origem a um grande impasse. Ambas atuam como excelentes analgésicos locais, entretanto a sua eficácia está relacionada com a escolha adequada da compressa.

- Compressa fria: Deve ser aplicada em casos de pancadas, lesões nas articulações e quedas, sendo indicada nas primeiras 48 horas após o incidente. De acordo com os especialistas os traumas podem romper alguns vasos, deixando verter sangue que resultam na formação de hematomas que ocasionam o vermelhidão) ou edemas que causam inchaço. Quando esses vasos vão de encontro com a temperatura fria da compressa, sofrem espasmos, contraem e reduzem o fluxo dos fluídos. Sendo assim, o local lesionado não apresentará acúmulo de líquidos;

- Compressa quente: Deve ser aplicada em casos infecciosos, que contam com a formação de pus como terçol ou furúnculo, pois auxilia a amenizar hematomas e edemas que podem se formar após um trauma não tratado no período de 48 horas. A função da água quente é distinta da fria, pois ao invés de contrair os vasos acaba recolhendo e purificando os líquidos que pode vazar e se aglomeram em volta da região afetada após o trauma. A compressa quente propicia o relaxamento muscular, o que a torna agradável para o tratamento de dores como o torcicolos. e pode ser utilizada ainda para aliviar desconfortos como cólicas ocasionadas pela TPM.

Tanto a compressa fria como a quente, conferem alívio, porém é preciso atenção para realizar o seu uso, pois ambas podem ferir peles sensíveis, e conforme a temperatura e o tempo de aplicação , podem chegar a ocasionar queimaduras.

Os especialistas reiteram que a compressa deve ser aplicada por no máximo 15 minutos e deve ser enrolada em um pano para aplacar a temperatura, seja fria ou quente.




» Todas as notícias

Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br