Como obter sucesso em uma entrevista de emprego?
A entrevista de emprego é o primeiro degrau para o ingresso no mercado de trabalho, para a conquista de uma vaga. Sendo assim não basta "conhecer" determinadas regras de comportamento, é necessário demonstrar confiança, preparo e capacidade para o cargo almejado.
Destacamos algumas medidas a serem incorporadas em uma entrevista de emprego:
- Conhecer a empresa: È importante estar interado sobre os objetivos, os propósitos e a missão da instituição. Um candidato munido de total conhecimento, está condicionado a compreender os valores da empresa e assim se apresentar confiante frente aos questionamentos do entrevistador;
- Ter foco nas respostas: O recrutador tem como objetivo avaliar as principais competências do entrevistado. Sendo assim ao questioná-lo sobre "fale um pouco de você", cabe ao candidato ser conciso em seu relato, procurando destacar as principais experiências para não fugir do foco da questão;
- Frases feitas: Não abra mão da autenticidade, porém ela deve caminhar junto com o bom senso. Evite frases feitas, ou até mesmo prever o que será perguntado. Procure ser íntegro com relação as suas experiências e seja assertivo perante a sua colaboração com relação ao cargo aspirado;
- Defeitos e Qualidades: È muito comum os entrevistadores perguntarem sobre os defeitos e qualidades do entrevistados. Muitos apontam a ansiedade como defeito, porém os especialistas afirmam que a ansiedade pode ser tida como uma virtude quando empregada corretamente, pois a acomodação não favorece o crescimento e o aprendizado. O perfeccionismo é apontado como uma qualidade, entretanto pode transparecer o efeito contrário, uma vez que resulta na dificuldade em adaptação, delegar tarefas e insegurança, ou seja o perfeccionismo pode implicar em um severo defeito no mundo corporativo.
Em uma entrevista de emprego é fundamental passar uma boa imagem demonstrar confiança, credibilidade e interesse pela empresa em que se busca trabalhar.