Exercícios Físicos: Corpo e Mente em equilíbrio
Os exercícios físicos promovem benefícios para o corpo e para a mente, visto a sensação de bem-estar que promovem aos praticantes. A ação relaxante é compreendida por conta da endorfina, substância que auxilia a combater o estresse.
Sendo assim destacamos alguns exercícios que trabalham a respiração e conferem o equilíbrio entre corpo e mente:
- Pilates: O Método Pilates consiste em um programa de condicionamento físico, desenvolvido por Joseph Pilates que foca na respiração, alinhamento da postura, tônus muscular, concentração e equilíbrio. Por conta disso o Pilates é uma atividade física e mental, pois exige consciência corporal e concentração. Os exercícios aliviam as tensões da musculatura, a partir do alinhamento corporal. O Pilates exige dedicação, disciplina e persistência. Propicia o equilíbrio físico e mental, mas para que isso aconteça é necessário o entendimento dos nossos desequilíbrios e organização das nossas atividades motoras para que possamos atingir o desenvolvimento do nosso corpo e da nossa mente.
- Alongamento: O alongamento é um exercício voltado para preparar e melhorar a flexibilidade muscular, promovendo o estiramento das fibras curriculares, ou seja, aumentam seu cumprimento e a flexibilidade, que consiste numa maior dimensão de movimento de uma articulação. Pode ser realizado independente da idade e da flexibilidade, deve-se respeitar os limites do corpo e contar com a instrução do profissional de Educação Física.
Um outro ponto muito importante é a respiração. O relaxamento muscular só ocorre quando o indivíduo respira fundo, ou seja, a respiração que promove o ritmo ao exercício e por isso é fundamental que seja profunda e pausada. A consciência corporal e a superação de limites são os principais objetivos do alongamento;
- Tai Chi Chuan: O Tai Chi Chuan trata-se de uma arte marcial milenar chinesa composta por movimentos relaxantes, desenvolvidos com o objetivo de estabilizar o equilíbrio das forças vitais do organismo, ou seja, a união da energia Yin e Yang. A prática colabora para que o corpo execute as suas funções de forma eficiente, visto que a partir de movimentos suaves propicia um impacto no sistema nervoso central e constrói uma base para melhorar os outros sistemas orgânicos;
- Yoga: O Yoga proporciona benefícios físicos que se refletem na qualidade de vida, ou seja, relaxa , corrige a postura, dá mais vigor e tonifica os músculos. De acordo com a filosofia, os exercícios posturais são procedimentos que abarcam a alma, o mundo exterior e o Universo. Os benefícios da Yoga são reflexos de toda a transformação espiritual que resulta no funcionamento correto dos órgãos, além dos cuidados com a alimentação e a incorporação de hábitos saudáveis na rotina.
A manutenção da saúde, qualidade de vida e a prática física devem ser as chaves para se atingir o equilíbrio entre o corpo e a mente.