Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

11 DE AGOSTO, DIA DO ADVOGADO. CENTRAL DE CURSOS UGF PARABENIZA OS PROFISSIONAIS DA ÁREA

11/08/2010

 

11 DE AGOSTO, DIA DO ADVOGADO.

CENTRAL DE CURSOS UGF PARABENIZA OS PROFISSIONAIS DA ÁREA

                        

O dia 11 de agosto traz duas comemorações: É o dia do advogado, mas é também a data da lei de criação dos cursos jurídicos no Brasil, um em São Paulo, outro em Pernambuco (Olinda), ambos no ano de 1827.

De acordo com a tradição do início do século 20, a data também ficou marcada com o "Dia do Pendura", em que comerciantes homenageavam os estudantes de Direito deixando-os comer de graça. Essa tradição é mantida até os dias atuais, e sem dúvida, é uma data temida pelos donos de restaurantes.

O mais curioso é que a comemoração tem duas datas. Isso porque em 19 de maio comemora-se o dia de Santo Ivo - padroeiro da profissão - que viveu de 1253 a 1303, de família humilde, e que se interessou pelo curso. Já profissional escolheu trabalhar defendendo os direitos das pessoas que não tinham meios de pagar pelos serviços prestados.

 

Como definir o Advogado?

Trata-se do profissional formado em ciências jurídicas e que tem como dever prestar assistência profissional na condição de advogado.

É o mediador, o que defende, patrocina a justiça, protege uma causa, uma idéia, uma pessoa. Ele pode atuar como bacharel em Direito ou ingressar na carreira Jurídica (promotor de justiça, delegado de polícia e juiz) mediante aprovação em concurso público. Pode também especializar-se em determinas áreas, como Direito Ambiental, Internacional, Penal Civil, Comercial, da Criança e do Adolescente e outros mais. Mas, para que ele possa atuar é necessário prestar o exame da OAB.

A OAB – inclusive – é uma instituição nova, criada apenas em 18 de novembro de 1930, época em que os advogados atuavam ativamente em torno da renovação na política do país. A Ordem dos Advogados do Brasil tem como missão de zelar pela ordem jurídica das instituições, pelo aperfeiçoamento da cultura e pela ampliação dos direitos da sociedade, em geral.

Os advogados são profissionais de suma importância para que a definição de justiça, na sua mais pura concepção, possa ser alcançada a cada dia e assim auxiliar na promoção de uma sociedade justa, igualitária e democrática.

A central de cursos da UGF acredita e investe em diversos cursos da área, afinal, acreditamos que temos o dever de promover o conhecimento e sabemos que juntos, poderemos romper com os limites que contribuem para tantas desigualdades espalhadas pelo mundo.

Registramos aqui, nossos parabéns aos colaboradores, coordenadores, professores e alunos dos cursos de Direito, pelo empenho, batalha e doação em favor da promoção da justiça.

 

 

LINKS RELACIONADOS:

Pós-Graduação - Direito (EAD)

Pós Graduação  - Direito (Presencial)

Extensão - Direito (Presencial)

 

CANAIS DE RELACIONAMENTO:

Twitter - Central de Cursos UGF

Facebook - Central de Cursos UGF

BLOGTI – Central de Cursos UGF

 

 

Fontes:

IBGE

IBGE Teen

Brasil Escola

 

 

Data da noticia: 11/08

Depto. de Comunicação




» Todas as notícias

Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br