Dicas para turbinar a memória
A memória atua como um músculo e necessita ser estimulada para preservar sua capacidade de guardar, adquirir, acessar e reaver informações memorizadas no decorrer da vida. Os especialistas afirmam que o cérebro precisa ser ativado com uma sucessão de incentivos de aprendizado.
Alguns fatores como ansiedade, depressão, estresse e dificuldades de conciliar o sono podem afetar o armazenamento de informações e tornar a memória menos hábil do que antes.
Destacamos algumas dicas para turbinar a memória:
- Noite de sono: Quanto mais descansada a mente estiver, mais informações poderão ser armazenadas. Durante o sono algumas ondas cerebrais auxiliam a transmitir dados na região denominadas hipocampo ao córtex frontal, área onde se localiza a "reserva" de memória ao longo prazo;
- Exercícios Físicos: A atividade física auxilia a melhorar a oxigenação sanguínea, favorece a concentração e contribui para uma melhor atuação cerebral;
- Jogos e passatempos: Procure exercitar o cérebro com jogos e passatempos como: xadrez, baralho, sudoku e palavras cruzadas que são excelentes opções tanto para o entretenimento como para estimular a memória;
- Exercícios de memorização: Após ler uma notícia, procure fazer um questionário que contemple as perguntas básicas da notícia (lead) que são: "O que? Quem? Quando? Onde? Como? e Por quê?".
- Altere o mouse do computador de posição : Procure alterar o mouse do computador, caso seja destro, busque exercitar o lado esquerdo para quebrar a rotina e condicionar as estruturas de aprendizagem em constante treino.
A ansiedade e o nervosismo são prejudiciais para o bom funcionamento da memória, e por essa razão devem ser controlados, para que os famosos "brancos" e lapsos de memória sejam cada vez mais administrados.