Como proteger o corpo para as mudanças de temperatura?
Com o fim do outono e a chegada do inverno, a mudança de temperatura eleva o risco de doenças comuns nessa época, como: resfriados, gripes, bronquites e amidalites, entre outras.
A defesa do organismo tende a ficar mais enfraquecida, favorecendo a proliferação de vírus e bactérias.
Por isso, a adoção de medidas de prevenção, como exercícios físicos, alimentação saudável e uma boa noite de sono, são essenciais, de acordo com os especialistas.
As mudanças bruscas de temperatura deixam as pessoas mais vulneráveis, ou seja, com a imunidade baixa. Assim, os vírus acabam propiciando um processo inflamatório na mucosa, resultando em gripes e resfriados. No caso de patologias ocasionadas por bactérias, como por exemplo a pneumonia, o seu começo também é nessa fase, quando o organismo não dispõe de defesas por causa da mucosa inflamada. Nesse momento, as bactérias presentes no corpo localizam um bom ambiente para se proliferarem e, por conta disso, o indivíduo fica doente.
As doenças mais comuns no inverno:
- Pneumonia;
- Otite;
- Sinusite;
- Amidalite;
-Laringite;
- Asma;
- Rinite;
- Bronquite
Para proteger o corpo das mudanças de temperatura:
- Mantenha uma boa alimentação;
- Durma bem;
- Beba muita água;
- Pratique atividade física;
- Evite alterações bruscas de temperatura;
- Mantenha a casa ventilada;
- Aqueça o ambiente.
Quando a pessoa já está com alguma patologia citada deve tomar bastante líquido, repousar, manter uma boa alimentação e consultar o especialista que irá determinar o tratamento adequado.