Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

15 DE AGOSTO É O DIA DA INFORMÁTICA!

13/08/2010

  DIA 15 DE AGOSTO É O DIA DA INFORMÁTICA

E A CENTRAL DE CURSOS UGF DÁ OS PARABÉNS AOS PROFISSIONAIS DA ÁREA

 

Em 15 de agosto comemoramos o Dia da Informática. Você sabe por quê? Neste mesmo dia, em 1946, os americanos apresentaram o Eniac, que é considerado o primeiro computador comercial eletrônico do mundo.

Do Francês “Informatique”, a informática é a ciência e técnica de armazenar, processar e transmitir informações. Como já vimos foi na década de 40 que houve um desenvolvimento de destaque.  E o que houve antes disso foram algumas tentativas, entre elas, a máquina de calcular de Pascal e de Lebniz, o sistema de cartões perfurados de Hollerith.

O matemático George Boole lançou em 1854 uma idéia que iria revolucionar o mundo: Era a base do sistema binário de numeração, fundamento da informática. Porém, só veio a ser utilizado em 1954 por John Von Newmann. As máquinas de processamento - a partir desse sistema - evoluíram em várias gerações, atualmente são cinco que iniciam com as máquinas valvuladas a vácuo e chegam aos computadores com alta velocidade e interatividade.

Os primeiros computadores, porém, eram muito limitados e ocupavam até uma sala inteira. Em tempos de NETBOOK é difícil pensar que essas máquinas existiram, mas essa foi a realidade e fez parte do século XX.

O Profissional da Informática - A data cumpre um papel muito importante, já que os profissionais que atuam na área de Informática não tem uma profissão reconhecida, nem registro num órgão oficial da categoria, como os engenheiros,  médicos, advogados. Então, o dia da Informática cumpre a função de homenagear, também, o profissional de Informática. Comenta a professora e coordenadora dos cursos de informática da UGF, Elisamara de Oliveira.

Atualmente é muito difícil pensar que uma sociedade possa avançar sem que a informática não esteja envolvida de alguma forma. E o mercado de trabalho sabe disso e busca cada vez mais profissionais que estejam aptos e atualizados para atuar num mercado que se moderniza dia após dia.

A informática na universidade – Segundo Elisamara, o uso de computadores vem se tornando uma alfabetização obrigatória, levando a uma mudança radical no perfil dos empregos, nas funções econômicas e na percepção da cultura das sociedades. Em função disso, os cursos de graduação, extensão e pós-graduação em TI como os oferecidos pela UGF, é que garantirão a formação  e a atualização dos profissionais que serão capazes de cobrir a carência de mão de obra qualificada neste mercado em expansão.  Estes cursos visam formar profissionais capacitados a atuar num mercado de trabalho sujeito às transformações aceleradas provocadas pelo uso intensificado da informação e novas tecnologias ligadas à Informática, oferecendo-lhes uma formação fundamental ampla em computação e uma formação de gestor e empreendedor para garantir a sua sobrevivência como profissional num futuro em que o que se pode prever é que tudo vai mudar.

O Futuro da Informática – A verdade é que a informática é o futuro e tem papel essencial na sociedade, basta olhar ao seu redor. Nossa rotina diária é completamente invadida por ela nos aparelhos de TV digitais, nos players Blu-Ray, nos celulares de tecnologia 3G, nos avançados recursos de computação gráfica usados na mídia, no cinema e até as imagens médicas digitais e os exames de última geração. Tudo isso e muito mais faz parte da TI.

A informática é necessidade que atinge todos os setores de uma sociedade: indústria; comercio; educação; saúde; meio de comunicação; etc. E para que ela esteja em dia com essas exigências é certo que a procura por engenheiros, bacharéis e tecnólogos formados nas diversas áreas da informática, e que apresentem seus diferencias ao mercado, serão também parte dos profissionais do futuro.

A Central de Cursos da UGF apóia e acredita no futuro cada vez mais promissor da informática. E para comemorar a data com a importância que ela merece, convidamos você para visitar nosso canal de relacionamento totalmente voltado para a área: O novo BLOGTI da UGF!

            O BLOGTI acabou de nascer. Contamos com você para fazer dele um referencial na Tecnologia da Informação. Acesse. Divulgue. Comente e envie suas sugestões: http://blogti.posugf.com.br/

 

Parabéns aos profissionais da informática!

 

Pós-Graduação | Informática

Extensão | Tecnologia da Informação

 

Fontes: IBGE / IBGE Teen / Brasil Escola / Wikipédia

Data da noticia: 13/08/2010

Depto. Comunicação




» Todas as notícias

Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br