Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

Como atua a neuróbica?

17/07/2013

Como atua a neuróbica?

O cérebro, assim como nosso corpo, necessita de exercícios para se manter ativo, para não perder a sua capacidade produtiva. Larry Katz, neurocientista norte-americano, autor do livro Mantenha seu Cérebro Vivo, é o responsável pela neuróbica, que consiste em uma ginástica para o cérebro.

De acordo com Katz, assim como o nosso corpo para se desenvolver requer treino, o mesmo ocorre com o nosso cérebro, pois ao realizarmos atividades de maneira mecânica, não estimulamos nossa mente e acabamos por esquecer a ação praticada.

A neuróbica tem como objetivo estimular a audição, paladar, olfato, tato e  visão por meio de exercícios que assegurem melhorias na concentração e memória.

Os especialistas afirmam que o mais importante não é o acréscimo de tarefas e sim modificar a sua realização diária. Sendo assim, a neuróbica implica na inversão da ordem de determinados movimentos rotineiros, resultando em uma alteração na percepção, ou seja, são exercícios que oscilam com aspectos físicos, mentais e emocionais do nosso corpo.

Destacamos alguns exercícios que auxiliam a modificar a rotina:
- Troque o mouse do computador de lado;
- Altere o lado que costuma usar o relógio;
- Quando for trabalhar, utilize um percurso diferente do rotineiro;
- Estimule o paladar, prove comidas diferentes;
- Ao ler uma palavra pense em outras que iniciam com a mesma letra;
- Ao ouvir notícias no rádio ou televisão, procure no decorrer do dia descrever os principais pontos compreendidos (lead), ou seja, os principais fatos que chamaram a atenção.

A proposta da neuróbica é alterar o comportamento habitual para "forçar a memória", e com isso estimular e exercitar o cérebro. Os benefícios são compreendidos em uma melhor saúde cerebral e a redução de doenças cognitivas como Alzheimer e a demência.




» Todas as notícias

Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br