Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

A história do Teatro

31/07/2013

A história do Teatro

" A finalidade de representar, tanto no princípio quanto agora, era e é oferecer um espelho à natureza; mostrar à virtude seus próprios traços, à infâmia sua própria imagem, e dar à própria época sua forma e aparência". (HAMLET, Ato III, cena II)

O teatro sempre se mostrou presente na história da humanidade e, através dele, o homem expressava seus sentimentos, suas inquietudes, representava histórias e louvava seus deuses. Com relação ao seu surgimento, muitos estudos apontam que ele foi concebido, desde o tempo das cavernas, a partir da observação  do homem perante aos animais com o objetivo de caçar sem ser avistado, as encenações eram realizadas para relatar a caçada, muitos estudiosos constataram que essas são as primeiras impressões do que pode ser entendido como o teatro, mas se difere do que é compreendido como espetáculo.

O teatro, ou a arte da representação, desenvolveu-se em solos sagrados à sombra dos templos, de todas as crenças e em todas as épocas, com o desenvolvimento do domínio e o conhecimento do homem em relação aos acontecimentos naturais. Em sua origem apresentava um caráter ritualístico, com o tempo foi deixando essas características e passou a incorporar ações educativas.

O teatro grego surgiu a partir de rituais e cerimônias denominadas "Dionisíacas" que eram celebrações de cunho religioso ao deus Dionísio, o deus do vinho, da fertilidade e do teatro. As encenações eram realizadas apenas por homens, já que naquela época as mulheres não eram tidas como cidadãs.

Nas tragédias gregas os temas eram ligados às leis, ao destino e a justiça e quase todas culminavam com a vida do herói ceifada. Os autores das Tragédias gregas mais famosas foram Eurípedes, Ésquilo e Sófocles, pela qual as peças influenciaram muito o teatro e são encenadas até os dias de hoje.
Os principais gêneros dramáticos são: tragédia, comédia, tragicomédia e drama.

Conheça o curso básico de Teatro:
- Curso Básico de Teatro




» Todas as notícias




Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br