Brincar para ser mais feliz
05/08/2013Atualmente, falar em saúde significa estar atento aos diversos fatores que influenciam não só o corpo, como também as relações sociais e psicológicas que garantem um bem-estar pleno e uma garantia de melhor qualidade de vida.
por Rita Alves¹
Qualidade de vida é o resultado complexo da combinação de vários fatores.
Não se pode afirmar, por exemplo, que apenas a prática de exercícios leva a uma vida saudável, sem levar em conta as relações sociais, a satisfação profissional ou até mesmo uma alimentação mais equilibrada.
Para além das questões mais objetivas, como um bom trabalho que lhe traga reconhecimento, um relacionamento familiar, ou entre amigos, dinâmico e prazeroso ou uma alimentação balanceada, os elementos subjetivos têm grande participação nessa soma:
O quanto de tempo você destina ao lazer, entenda-se aí:
- arte
- esporte
- leitura
- cinema
- inclusive o tempo de "não fazer nada", que você disponibiliza para si mesmo, para reflexões e para planejar desde as pequenas ações às grandes decisões;
"O brincar e o jogar têm uma importância muito grande no processo de desenvolvimento humano, da infância à melhor idade, oportunizando momentos simbólicos e de convivência às regras".
Este trecho retirado do livro
Manual de lazer e recreação², de Tiago Aquino da Costa e Kaoê Giro Ferraz Gonçalves, publicado pela
Phorte Editora, é um excelente instrumento para profissionais da área de educação, assim como para pais e cuidadores como um norteador da complexidade de resultados provenientes das brincadeiras, dos ganhos reais em termos de aproximação, de desenvolvimento psicológico e motor, além de ser um formador de valores.
Ampliando o assunto da qualidade de vida, o homem, mais que um ser único, é primordialmente um ser social, cidadão, inserido num contexto também ambiental.
Há estudos que comprovam que a qualidade da felicidade está relacionada ao comprometimento em relação às causas ambientais, à consciência de que suas ações, por mínimas que sejam, interferem no todo de modo forte e definitivo.
² SILVA, Tiago Aquino da Costa e GONÇALVES, Kaoê Giro Ferraz. Manual de lazer e recreação: o mundo lúdico ao alcance de todos. São Paulo: Phorte, 2010.
¹ Rita Alves é Historiadora, Ensaísta e Gestora de Patrimônio Histórico e Cultural. IMAGEM: Obra de Heitor dos Prazeres.
» Todas as notícias
Cursos por Cidade
Nuvem de Tags