Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

Queda de idosos - Problemas e soluções

01/08/2013

Fontes do Ministério da Saúde apontam para um crescente aumento dos casos de atendimento a idosos na rede pública, nos setores de traumatologia e ortopedia.

"Estima-se que há uma queda para um em cada três indivíduos com mais de 65 anos e, que um em vinte daqueles que sofreram uma queda sofram uma fratura ou necessitem de internação".
(Fonte:  Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO).
As estatísticas também apontam para o fato de que com o passar dos anos a perda da massa e da força muscular é progressiva, resultando em diminuição do equilíbrio e propiciando as quedas.
Paralelamente, estudos têm localizado um tipo de atividade física que não só aumenta o ganho de massa e força muscular nos primeiros meses de atividade, mas diminui as perdas ao longo do tempo de prática da musculação.

O ser humano é, por excelência, muito vaidoso e sua vaidade, para além da questão estética, está para a questão psicológica, com uma forte tendência egocêntrica, em que se situa como centro das atenções, como prioridade máxima, como foco principal.

No entanto, a cada dia o mundo solicita ações comunitárias, uma visão mais ampla sobre a convivência em sociedade e as políticas públicas também tendem a inserir o cidadão nas decisões fundamentais para os rumos do futuro.

E, embora o Brasil seja um país jovem, com mais de 60% da população nascida após a década de 1970, nossos idosos têm vivido mais, conforme divulgado no ¨Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil 2013¨, tendo em média um aumento de nove anos de vida.

Ter consciência de que é preciso ter qualidade de vida nesses anos a mais é fundamental. Por isso, aos estudiosos da Educação Física, fica a dica para que se especializem em capacitar o idoso a ter uma vida mais saudável e segura;  aos idosos, que procurem programas sociais que disponibilizem programas de musculação;  aos familiares a atenção devida àqueles que são os responsáveis por nossas vidas e pelos melhores exemplos.
Para prevenir quedas, alguns apontamentos do Ministério da Saúde:

Diminua os fatores de risco:
  • Retire tapetes dos banheiros;
  • Coloque lâmpada e acendedor próximo à cama;
  • Retire móveis ao longo dos percursos em que possa tropeçar;
  • Esconda os fios de telefone, TV e aparelhos em geral;
  • Reveja os medicamentos que podem tirar a atenção;
  • Acompanhe a pressão arterial;
  • Faça exercícios regularmente.

Há profissionais trabalhando em suas pesquisas no sentido de tornar a Musculação mais um apoio para a melhoria da qualidade de vida, a Editora Phorte publicou, em 2003, um ¨Manual de Musculação¨, em que relevantes nomes como Uchida, Charro, Bacurau, Navarro e Pontes já apontam para caminhos positivos...



» Todas as notícias




Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br