Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

DIA DA ENGENHARIA – Prof.° Ms. Rogério Moreira Lima Silva

19/04/2011

No dia 10 de abril comemoramos do Dia da Engenharia e para celebrar a data, recebemos do professor da UGF Rogério Moreira Lima Silva, um importante texto a respeito. Confiram!

 

DIA DA ENGENHARIA – Prof.° Ms. Rogério Moreira Lima Silva

 

Neste dia de festa e comemoração, inclusive e principalmente, por vivermos uma época em que os Engenheiros ganharam a notoriedade e o destaque a que lhes é de direito, é importante refletirmos sobre o que  e a que se propõem as Universidades? O que se espera da Universidade no século XXI? O ensino e o conhecimento é estático e se encerra na graduação? A resposta a estes questionamentos é não!  Vivemos a sociedade do conhecimento, em que as mudanças e inovações constantes e freqüentes, no indicam que o caminho é a contínua atualização. Portanto, é de se esperar que os Engenheiros busquem a pós-graduação, começando pela lato sensu e indo para a strictu sensu, ainda mais agora com o Mestrado Profissional. Logo, observa-se claramente que o conhecimento e sua busca é uma escada, passando pela Especialização e indo para o Mestrado. É relevante salientar que a Especialização não é mais diferencial, mas sim pré-requisito, ou seja é de se esperar que o Engenheiro não pare de estudar e que sempre se mantenha atualizado.

A Engenharia é associada ao desenvolvimento tecnológico de uma nação, mas não se pode perder de vista que é uma profissão associada ao risco, e o risco traz responsabilidade. Embora tenhamos uma A.R.T (Anotação de Responsabilidade Técnica) que garante ao Engenheiro um acervo técnico, que lhe pertence e não a empresa a qual esteja vinculado esta lhe responsabiliza civil e criminalmente sobre qualquer acidente que ocorra.

Quais conquistas que a Engenharia conseguiu alcançar? Várias! Dentre as quais podemos destacar a ida do homem a Lua, a telefonia celular, a transmissão de dados e imagem em alta velocidade, o desenvolvimento da robótica, a automação das fábricas retirando o homem de atividades de alta periculosidade, a redes móveis como o Wi-Fi e as redes 3G, etc.

O Brasil país de dimensões continentais está com déficit enorme de Engenheiros , atraindo profissionais de diversos países ao nosso país. Portanto, deve-se ter em mente que além de precisarmos formar mais Engenheiros, temos que ter Engenheiros qualificados para os desafios que esperam o Brasil nesta década em especial: pré-sal, Copa do Mundo e Olimpíadas. Assim, nos resta apenas comemorar esta fase de desenvolvimento e prosperidade que estamos atravessando, e que se reflete diretamente no mercado de trabalho.

 

Links Relacionados:

·   Pós Graduação Presencial

·   Engenharia

 

·   Extensão Presencial

·   Engenharia

 

 

Data da notícia: 11/04/2011

Depto. Comunicação

 




» Todas as notícias

Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br