Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

GLOSSÁRIO AMBIENTAL – PARTE II - Professora Adriana Ornelas

10/05/2011

GLOSSÁRIO AMBIENTAL – PARTE II

VAMOS FAZER A NOSSA PARTE!

Professora Adriana Ornelas

 

 

            Cuidar do meio ambiente e saber a respeito de tudo que possa prejudicá-lo é dever de toda a sociedade.

            Preocupada com isso, a UGF recebeu da professora Adriana Ornelas um glossário completo, para que possamos entender melhor todas as situações que envolvem a questão ambiental.

            Semanalmente você terá acesso ao Glossário, que será dividido em 5 partes. Confira!

  

Dano ambiental: qualquer alteração provocada por intervenção antrópica.

 

Demanda: Tudo que é consumido pelos consumidores, ou demandado pelo mercado consumidor de bens ou serviços.

 

Desenvolvimento sustentado: modelo de desenvolvimento que leva em consideração, além dos fatores econômicos, aqueles de caráter social e cológico, assim como as disponibilidades dos recursos vivos e inanimados, as vantagens e os inconvenientes, a curo médio e longo prazos, de outros tipos de ação. Tese defendida a partir do teórico indiano Anil Agarwal, pela qual não pode haver desenvolvimento que não seja harmônico com o meio ambiente. Assim, o desenvolvimento sustentado que no Brasil tem sido defendido mais intensamente, é um tipo de desenvolvimento que satisfaz as necessidades econômicas do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras.

 

Desenvolvimento Sustentável: “desenvolvimento que atende às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade de as futuras gerações atenderem às suas próprias necessidades” (Relatório Brundtland, 1987).

 

Desertificação: opõe-se à biologização, indicando redução de processos vitais nos ambientes. Tem sido usado para especificar a expansão de áreas desérticas em países de clima quente e seco. Há fortes evidências de que resultam, em muitos casos, das formas antibiologizantes desenvolvidas pelas atividades humanas. Implica, portanto, na redução das condições agrícolas do planeta. Milhares de hectares de terras produtivas são transformadas em zonas irrecuperáveis anualmente no mundo. Para tanto, contribuem o desmatamento, o uso de tecnologias agropecuárias inadequadas e as queimadas.

 

Diesel, Rudolph: Inventor alemão famoso por criar o motor diesel que fez sua estréia na Feira Mundial de 1900. Ele pretendia inicialmente que o motor funcionasse com combustíveis vegetais, com a esperança que os fazendeiros poderiam cultivar suas próprias fontes de combustível.

 

E85: Uma mistura de álcool que contém 85% de etanol e 15% de gasolina por volume, é o combustível alternativo mais usado nos EUA.

 

Ecodesenvolvimento: visão moderna do desenvolvimento consorciado com o manejo dos ecossistemas, procurando utilizar os conhecimentos já existentes na região, no âmbito cultural, biológico, ambiental, social e político, evitando-se assim a agressão ao meio ambiente.

Ecologia: Neologismo criado pelo naturalista alemão Ernst Heinrich (1834-1919), no ano de 1866, que combinou as palavras gregas “oikos”, que significa casa ou família, e “logos” que designa estudo, formando a palavra “ecologia”, em alemão “Oecologie”.

 

Economia de Mercado: Sistema econômico em que as questões econômicas fundamentais são resolvidas pelo mercado, com pouca intervenção governamental; economia privada dos fatores de produção; economia mista.

 

Economia Informal: Desobediência civil às regras normais de mercado; sonegação fiscal ou contábil, não registro em carteira de trabalho.

 

Economia obtida com a reciclagem: Economia de matéria-prima, energia elétrica, água e redução de poluentes, através do processo de reciclagem: formal ou informal: dos resíduos sólidos (à preço de mercado desses fatores).

 

Economia perdida com a não-reciclagem: Resíduos que são enviados para os aterros e que têm sua economia não aproveitada ou perdida em matéria-prima, energia elétrica, água (a preço de mercado desses fatores).

 

Economia Potencial: É tudo aquilo que o mercado pode oferecer em potencial; o total de vendas e/ou compras que um determinado mercado pode oferecer.  Exemplo: Uma cidade com 100.000 habitantes tem uma economia potencial de 100.000 consumidores.

 

Economia: Ciência social que estuda a maneira que os homens decidem empregar recursos escassos, com objetivos de produzir bens e serviços que satisfaçam as necessidades e desejos desta mesma sociedade.

 

Ecoturismo: também conhecido como turismo ecológico é a atividade de lazer em que o homem busca, por necessidade e por direito, a revitalização da capacidade interativa e do prazer lúdico nas relações com a natureza. É o segmento da atividade turística que desenvolve o turismo de lazer, esportivo e educacional em áreas naturais utilizando, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentivando sua conservação, promovendo a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente e garantindo o bem-estar das populações envolvidas.

 

Educação ambiental: conjunto de ações educativas voltadas para a compreensão da dinâmica dos ecossistemas, considerando efeitos da relação do homem com omeio, a determinação social ea variação/evolução histórica dessa relação. Visa preparar o indivíduo para integrar-se criticamente ao meio, questionando a sociedade junto à sua tecnologia, seus valores e até o seu cotidiano de consumo, de maneira a ampliar a sua visão de mundo numa perspectiva de integração do homem com a natureza.

 

Efeito estufa: fenômeno que ocorre quando gases, como o dióxido ce carbono entre outros, atuando como as paredes de vidro de uma estufa, aprisionam o calor na atmosfera da Terra, impedindo sua passagem de volta para a estratosfera. O efeito estufa funciona em escala planetária e o fenômeno pode ser observado, como exemplo, em um carro exposto ao sol e com as janelas fechadas. Os raios solares atravessam o vidro do carro provocando o aquecimento de seu interior, que acaba "guardado" dentro do veículo, porque os vidros retém os raios infravermelhos. No caso específico da atmosfera terrestre, gases como o CFC, o metano e o gás carbônico funcionam como se fossem o vidro de um carro. A luz do sol passa por eles, aquece a superfície do planeta, mas parte do calor que deveria ser devolvida à atmosfera fica presa, acarretando o aumento térmico do ambiente. Acontecendo em todo o planeta, seria capaz de promover o degelo parcial das calotas polares, com a consequente elevação do nível dos mares e a inundação dos litorais.

 

Emissões de particulado: Partículas minúsculas de um sólido ou líquido, suspensas em um gás, ou as partículas finas de fuligem carbonada e outras moléculas orgânicas expelidas no ar durante a combustão.

 

Emissões: Substâncias expelidas no ar durante a combustão, por exemplo, tudo aquilo que sai do seu carro.

 

Entulho: conjunto de fragmentos ou restos de tijolos, concreto, argamassa, aço, madeira, ferro, cimento, areia, cerâmicas, solos, gesso, plástico, papel e papelão, borrachas, etc. que são resíduos provenientes do desperdício na construção civil, reforma ou demolição de prédios, residências etc.

 

Erosão: processo pelo qual a camada superficial do solo ou partes do solo são retiradas pelo impacto de gotas de chuva, ventos e ondas e são transportadas e depositadas em outro lugar. Inicia-se como erosão laminar e pode até atingir o grau de voçoroca.

 

Estação ecológica: áreas representativas de ecossistemas destinadas à realização de pesquisas básicas e aplicadas de ecologia, à produção do ambiente natural e ao desenvolvimento da educação conservacionista. Nas áreas circundadas às estações ecológicas, num raio de 10 quilômetros, qualquer atividade que possa afetar a biota ficará subordinada às normas editadas pelo CONAMA. Têm o objetivo de proteger amostras dos principais ecossistemas, equipando estas unidades com infra-estrutura que permita às instituições de pesquisas fazer estudos comparativos ecológicos entre áreas protegidas e aquelas que sofreram alteração antrópica.

 

Estudo de Impacto Ambiental (EIA): sigla do termo Enviromment Impact Assessment, que significa Avaliação de Impactos Ambientais, também chamado de Estudos de Impactos Ambientais. É um dos instrumentos da política Nacional do Meio Ambiente e foi instituído pela RESOLUÇÃO CONAMA N.º 001/86, de 23/01/1986, atividades utilizadoras de Recursos Ambientais consideradas de significativo potencial de degradação ou poluição dependerão do Estudo Prévio de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para seu licenciamento ambiental.

 

Etanol: Um combustível produzido da fermentação de açúcares em carboidratos, derivados de cana-de-açucar, milho e grãos, madeira, ou dejetos animais. Tem um odor perfumado e é igual ao componente intoxicante de bebidas alcoólicas.

 

Etologia: ciência que estuda o comportamento dos seres vivos, visando estabelecer os efeitos e as causas, assim como os mecanismos responsáveis por diferentes formas de conduta.

 

Extrativismo: ato de extrair madeira ou outros produtos das florestas ou minerais.
Fator limitante: aquele que estabelece os limites do desenvolvimento de uma população dentro do ecossistema, pela ausência, redução ou excesso desse fator ambiental.

 

Fauna- conjunto de animais que habitam determinada região.

 

Flora: totalidade das espécies vegetais que compreende a vegetação de uma determinada região, sem qualquer expressão de importância individual.

 

Floresta Nacional, Estadual ou Municipal: área extensa, geralmente bem florestada e que contém consideráveis superfícies de madeira comercializável em combinação com o recurso água, condições para sobrevivência de animais silvestres e onde haja oportunidade para recreação ao ar livre e educação ambiental. Os objetivos de manejo são os de reproduzir, sob o conceito de uso múltiplo, um rendimento de madeira e água, proteger os valores de recreação e estéticos, proporcionar oportunidades para educação ambiental e recreação ao ar livre e, sempre que possível, o manejo da fauna. Partes desta categoria de unidades de conservação podem ter sofrido alterações pelo homem, mas geralmente as florestas nacionais não possuem qualquer característica única ou excepcional, nem tampouco destinam-se somente para um fim.

 

Gás carbônico (CO2): Um produto de combustão que age como um gás do efeito estufa na atmosfera da Terra, acumulando calor e contribuindo para a mudança do clima.

 

Gás para líquido (GPL): O processo de refino de gás natural e outros hidrocarbonetos em hidrocarbonetos de cadeia longa que podem ser usados para converter produtos gasosos em combustíveis.

 

Gaseificação: Um processo químico ou calorífico utilizado para converter material carbonado - carvão, petróleo, biomassa -- em seus componentes gasosos, monóxido de carbono e hidrogênio.

 

Glicerina: Co-produto do biodiesel, resultante do processo de transesterificação. A Glicerina refere-se ao produto (gliceraol) na forma comercial, com pureza acima de 95%. Glicerol ou Propano-1,2,3-triol é um composto orgânico pertencente à função álcool. É líquido à temperatura ambiente (25 °C), higroscópico, inodoro, viscoso e de sabor adocicado. O nome origina-se da palavra grega glykos (γλυκός), que significa doce.

 

Hidrocarboneto: Uma combinação química que contém uma estrutura de carbono com átomos de hidrogênio ligados àquela estrutura. O que nós nos referimos como petróleo é realmente hidrocarboneto líquido, extraído geologicamente, e hidrocarboneto geológico gasoso é o que nós conhecemos como gás natural.

 

Hidrosfera: parte da biosfera representada por toda massa de água (oceanos, lagos, rios, vapor dágua, água de solo, etc.).

 

 

Clique e confira o glossário parte I:

http://www.posugf.com.br/cursos/noticia/426/glossario-ambiental-parte-i-professora-adriana-ornelas.html

 

 

Data da notícia: 10/05/2011

Depto. Comunicação

 




» Todas as notícias

Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br