Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

GLOSSÁRIO AMBIENTAL – PARTE V - Professora Adriana Ornelas

30/05/2011

GLOSSÁRIO AMBIENTAL – PARTE V

VAMOS FAZER A NOSSA PARTE!

Professora Adriana Ornelas

 

 

            Cuidar do meio ambiente e saber a respeito de tudo que possa prejudicá-lo é dever de toda a sociedade.

            Preocupada com isso, a UGF recebeu da professora Adriana Ornelas um glossário completo, para que possamos entender melhor todas as situações que envolvem a questão ambiental.

            Esta é a ultima parte do glossário, que foi dividido em 5 partes. Confira!

 

Selo combustível social: Conjunto de medidas específicas para estimular a inclusão social na agricultura. Onde as empresas produtoras de biodiesel devem comprar uma porcentagem de matéria-prima de agricultores familiares para terem direito a participarem dos leilões e conseguirem redução nos impostos.

 

Síndrome da China: nome que designa um acidente nuclear imaginário, com o derretimento incontrolado de um reator atômico. Segundo a ficção, a quantidade de calor era tão grande que causaria o derretimento do solo desde os Estados Unidos até a China.

 

Sobrepesca: ocorre quando os exemplares de uma população são capturados em número maior do que o que vai nascer para ocupar o seu lugar. Ocorre também quando os estoques das principais espécies encontram-se sob exploração por um número de embarcações que ultrapassa o esforço máximo tecnicamente recomendado para uma pesca sustentável.

 

Taxa de Câmbio: Refere-se ao preço ou paridade da moeda americana em relação à moeda nacional; reais por dólares.

 

Tolerância: capacidade de suportar variações ambientais em maior ou menor grau. Para identificar os níveis de tolerância de um organismo são utilizados os prefixos euri, que significa amplo, ou esteno, que significa limitado. Assim, um animal que suporta uma ampla variação de temperatura ambiental é denominado euritermo, enquanto um organismo que possui pequena capacidade de tolerância a este mesmo fator é chamado estenotermo.

 

Transesterificação: O processo químico no qual um álcool reage com as triglicérides no óleo vegetal ou gorduras animais, separando a glicerina e produzindo biodiesel.

 

Unidades de conservação: áreas criadas com o objetivo de harmonizar, proteger recursos naturais e melhorar a qualidade de vida da população.

 

Valor Adicionado: O que cada ramo de atividade adicionou ao valor do produto final, em cada etapa do processo produtivo.

 

Veículo flex-fuel: Um veículo que pode funcionar alternadamente com duas ou mais fontes de combustível. Isto inclui carros capazes de funcionar com gasolina e misturas de gasolina / etanol, assim como carros que podem funcionar com gasolina e gás natural.

 

Viabilidade Econômica: Se o processo ou projeto é viável; se o processo trará resultado econômico, ou seja, lucro; relação entre o que se gasta e o que se ganha em uma atividade.

 

Viscosidade: A capacidade de um líquido fluir. Quanto mais alta a viscosidade, mais lento os fluxos líquidos.

 

Voçoroca: último estágio da erosão. Termo regional de origem tupi-guarani, para denominar sulco grande, especialmente os de grandes dimensões e rápida evolução. Seu mecanismo é complexo e inclui normalmente a água subterrânea como agente erosivo, além da ação das águas de escoamento superficial.

 

Zoneamento agroecológico: é o ordenamento, sob forma de mapas, informações relativas ao tipo de vegetação, geologia, solo, clima, recursos hídricos, climáticos e áreas de preservação, de uma determinada região.

 

 

Clique e confira o glossário parte I: http://www.posugf.com.br/cursos/noticia/426/glossario-ambiental-parte-i-professora-adriana-ornelas.html

 

Clique e confira o glossário parte II: http://www.posugf.com.br/cursos/noticia/433/glossario-ambiental-parte-ii-professora-adriana-ornelas.html

 

Clique e confira o glossário parte III: http://www.posugf.com.br/cursos/noticia/447/glossario-ambiental-parte-iii-professora-adriana-ornelas.html

 

Clique e confira o glossário parte IV: http://www.posugf.com.br/cursos/noticia/457/glossario-ambiental-parte-iv-professora-adriana-ornelas.html

 

 

Data da notícia: 30/05/2011

Depto. Comunicação

 

 




» Todas as notícias

Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br