Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

Doenças e Agravos Não Transmissíveis - DANTs - Por William Malagutti

28/07/2011

Doenças e Agravos Não Transmissíveis - DANTs - Por William Malagutti 

    As mudanças sociais, econômicas e políticas ocorridas no mundo no século passado produziram alterações importantes para a vida da sociedade e também no perfil de ocorrência das doenças de nossa população.

    Em uma metrópole como São Paulo, elas produzem um grande impacto no perfil de saúde e doença da população. A luta pela sobrevivência, o desemprego, vários tipos de poluições: ar, água, solo, visual e eletromagnética, a automatização do trabalho, o estresse, o consumismo e a violência urbana têm determinado mudanças nos estilos de vida da população, que se refletem num grande número de agravos não transmissíveis.

As DANTs - Doenças e Agravos Não Transmissíveis podem ser elencadas como:

Doenças do coração -  angina, infarto do miocárdio,

Doenças do pulmão - enfisema, bronquite e asmas,

Doenças da circulação - Hipertensão arterial e acidentes vasculares encefálicos, ou popularmente conhecidos como derrames,

Doenças metabólicas - diabetes, hipertcolesterolemia (aumento de coletesterol) e a obesidade e Doenças relacionadas com o trabalho - como a Síndrome de Burn Out e condições de vida, estresse, depressão, ansiedade e síndrome do Pânico e agravos decorrentes da Violência urbana (homicídios, suicídios e violências), assim como diversos tipos de Câncer.

   Essa transição do quadro epidemiológico tem impactado a área de saúde pública no Brasil e o desenvolvimento de estratégias para o controle das DANTs tornou-se prioridade para o SUS - Sistema Único de Saúde.

   A vigilância epidemiológica das DANts e de seus fatores de risco é de fundamental importância para a implementação de políticas públicas de saúde, voltadas para a prevenção, controle e prevenção dessas doenças.

Muitos dos fatores que influenciaram essas doenças são comuns a várias doenças e podem ser previsíveis com: os maus hábitos alimentares, sedentarismo, o tabagismo, o uso de drogas lícitas e ilícitas, estresse, violências e acidentes.

   Dentro da Agenda Nacional de Promoção da Saúde da Secretaria de Vigilância em Saúde, foi elaborado o projeto Pratique Saúde que enfoca a promoção de modos de viver saudáveis, considerando a promoção do autocuidado ou da auto-regulação dos sujeitos e de coletividade, o que implica em um conjunto de políticas publicas que se comprometam na diminuição da vulnerabilidade da população, com ações relacionadas aos temas: alimentação saudável, tabagismo, diabetes, atividades físicas e práticas integrativas de saúde.

   Dentro das práticas alternativas que foram inseridas nas Unidades Básicas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, podemos citar: Medicina Tradicional Chinesa (Tai Chi Chuan, Lian Gong, Meditação), automassagem, Ioga, Lien Chi, caminhada, alongamento, danças circulares e Afromix.

   Sendo assim, é importante que a população conheça e faça sua adesão nestes programas difundidos pelas Unidades de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, com o objetivo de promoção de qualidade de vida, prevenindo determinadas doenças e suas prováveis complicações que comprometem o estado geral destes pacientes que podem evoluir com sequelas e em casos mais extremos, se complicados, remetem à morte dos pacientes.         

O Professor William Malagutti é coordenador da UGF, no curso de SAÚDE PÚBLICA E PSF PARA ENFERMEIROS 




» Todas as notícias

Cursos Relacionados



Notícias Relacionadas



Depoimentos Relacionados






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br