PARTE IV: Empreendedorismo. Por
Professor Bruno Amaro
O empreendedorismo
pode ser aprendido e estimulado, seja através da educação em sala de aula ou
na prática, acompanhando outro empreendedor na execução de ações. O empreendedor
vive em processo de evolução constante e seu processo de aprendizagem é sempre
a oportunidade de detectar novos negócios e oportunidades. O contexto
sócio-cultural e econômico influencia o empreendedor na tomada de decisão, em
arriscar mais ou menos num determinado projeto.
São competências
que o empreendedor devem possuir, tais como Pró-atividade, persistência,
inovação, foco em resultados, orientação para desafios entre outras. Percebe-se
que para ser empreendedor não é apenas abrir ou comprar um negócio. Mais do que
isso é necessário identificar novas oportunidades, e assim estabelecer novos
valores, melhorando e/ou modificando conceitos, produtos e concepções.
O termo empreendedorismo vem do
neologismo derivado da palavra entreperneurship ou em Francês Entrepeneur que significa aquele que
assume riscos e começa algo novo. O administrador(a) difere do conceito do
empreendedor, pois o primeiro é responsável pela gestão de ativos, geram
negócios, já o empreendedor lança negócios e implementa idéias na prática.
O empreendedor deve se preocupar com
bom modelo de negócio que pode ser gerido por um administrador, não há
possibilidade de se construir uma base sólida para o desenvolvimento de um
projeto sem um modelo e plano definidos.
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