Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

PARTE I - A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica - Por Clóvis Sousa

18/08/2011

PARTE I - A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica - Por Clóvis Sousa

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é um estado de doença caracterizado por:
- Limitação do fluxo aéreo;
- Não é totalmente reversível
- É geralmente progressiva
- Associada a uma resposta inflamatória anormal dos pulmões a partículas ou gases nocivos

   A DPOC compreende a bronquite crônica e o enfisema pulmonar.
Bronquite Crônica é definida pela presença de tosse e produção de expectoração por pelo menos 3 meses por ano em 2 anos sucessivos, estando afastadas outras causas.
O Enfisema é anatomicamente definido por destruição dos alvéolos, ocorrendo distensão dos espaços aéreos distais ao bronquíolosterminais e perda de retração elástica pulmonar.
Os sintomas da DPOC incluem: tosse, produção de expectoração e dispneia de esforço.

O fator de risco mais importante para a DPOC é a fumaça de cigarro. O cachimbo, o charuto e outros tipos de tabaco também são fatores de risco para DPOC.
Outras causas documentadas para DPOC, segundo a Iniciativa Global para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, 2006 (do inglês Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease - GOLD) incluem:
- Poeiras e produtos químicos ocupacionais (vapores irritantes e gases), quando as exposições são suficientemente intensas ou prolongadas;
- Poluição do ar intradomiciliar proveniente da combustão de biomassa (lenha) utilizada para cozinhar e aquecer residências pouco ventiladas;
- Poluição extradomiciliar, que se acrescenta ao impacto total de partículas inaladas do pulmão, embora seu papel específico, no que diz respeito à causa da DPOC, não seja bem compreendido;
- Exposição passiva à fumaça de cigarro também contribui para sintomas respiratórios e para a DPOC;
- Infecções respiratórias no início da infância estão associadas à função reduzida do pulmão e aos sintomas respiratórios crescentes na fase adulta.
E ainda outros fatores relacionados:
- Genética: Deficiência de Alfa-1-Antitripsina, uma proteína protetora dos pulmões. (Parece acontecer em somente 3% dos casos);
- Desenvolvimento e crescimento pulmonar;
- Gênero masculino e idade avançada;
- Condição Socioeconômica baixa.

Segundo o GOLD (2006) as metas de tratamento da DPOC incluem: prevenir a progressão da doença; aliviar os sintomas; aumentar a tolerância aos exercícios; melhorar a condição da saúde; prevenir e tratar complicações e exacerbações; reduzir a mortalidade e ao longo de todo o programa prevenir e minimizar os efeitos colaterais.

Essas metas podem ser alcançadas através de um programa de conduta na DPOC composta por quatro componentes:
1. Avaliação e monitorização da doença
2. Redução dos fatores de risco
3. Conduta na DPOC estável
4. Conduta nas exacerbações

Naturalmente a primeira atitude a se tomar é parar de fumar. Nas pessoas com muita dificuldade para abandonar o fumo, podem ser utilizadas medicações que diminuem os sintomas causados pela abstinência deste. Os broncodilatadores são medicamentos muito importantes no tratamento. Podem ser utilizados de várias formas: através de nebulizadores, nebulímetros (sprays ou "bombinhas"), turbohaler ( um tipo de "bombinha" que se inala um pó seco ), rotadisks (uma "bombinha" com formato de disco que se inala um pó seco), comprimidos, xaropes ou cápsulas de inalar. Os médicos costumam indicar estes medicamentos através de nebulímetros, turbohaler, cápsulas inalatórias ou nebulizadores, por terem efeito mais rápido e eficaz, além de contabilizarem menos efeitos colaterais. Contudo, os medicamentos corticosteróides também podem ser úteis no tratamento de alguns pacientes com DPOC.
O uso de oxigênio domiciliar também poderá ser necessário no tratamento da pessoa com DPOC, melhorando a qualidade e prolongando a vida do doente. Além disso, a reabilitação pulmonar através de orientações e exercícios também poderá ser indicada com o intuito de diminuir os sintomas da doença, a incapacidade e as limitações do indivíduo, tornando suas atividades da vida diária mais fáceis.
Deve-se lembrar a importância da vacinação contra a gripe (anual) e pneumonia, que, geralmente, é feita uma única vez.

Portanto, evitar o fumo é a principal forma de previnir esta doença, e a justificativa da DPOC estar nos cursos de Atividade Física Adaptada e Saúde está em ser de um grupo de doença que mais cresce na população e a atividade física tem um papel imprescindível.

Nos próximos posts iremos falar de cada um dos componentes acima. O exercício físico adaptado será discutido dentro do componente "Conduta da DPOC estável" - aqui o profissional de educação física tem um papel importante.

A segunda parte do artigo estará disponível nos próximos dias. Fique de Olho!




» Todas as notícias

Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br