Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

A massagem - por Milena Dutra

02/09/2011

A massagem - por Milena Dutra

   A massagem é um recurso terapêutico extraordinário devido aos efeitos fisiológicos que causa no corpo, sobretudo nos músculos, tecidos de revestimentos, como as fáscias, que é um tecido conjuntivo existente no corpo todo. A fáscia recobre os músculos, divide os septos musculares e vísceras, e esse tecido é permeado pelo sistema vasculonervoso (artérias, vasos e nervos), e serve também como sustentação, pois é um emaranhado de tecido fibroso composto por fibras colágenas, em sua maioria.

O que a massagem tem a ver com essas estruturas

   É através da massagem que liberaremos essas estruturas, músculos e fáscia, em outros casos os ligamentos. Mas, como assim, liberar?

   Isso significa que no caso de instalação de uma aderência, espasmos musculares, os ditos pontos de tensão, normalmente provocados por má postura no trabalho,"mau jeito nas costas", pescoço, coluna lombar e outros, bem como o sono irregular (provoca queda da serotonina cerebral, que aumenta a tensão muscular, provoca dor miofascial, cefaleia tensional e outras), podem ser soltos. Os pontos de tensão são relaxados através da massagem.

   A tensão aumentada nestas estruturas provoca a isquemia tecidual local, ou seja, diminuição do aporte sanguíneo e de oxigênio, causando retenção de catabólicos nociceptivos, que são substâncias que provocam dor, sem contar que há uma perda na quantidade de glicosaminoglicanos, que é uma glicoproteína responsável pela lubrificação e pela mobilidade do tecido fascial, tendíneo e outros tecidos. Realizando a massagem sobre essas estruturas, ocorrerá a quebra da isquemia local, melhorando o aporte de sangue no local, o relaxamento muscular e os glicosaminoglicanos, inibindo o sintoma doloroso e melhorando o deslizamento entre as fáscias e fibras musculares, potencializando a contração muscular com economia de energia.

    Mas quem pode realizar a massagem? Em suma, qualquer pessoa que massageie poderá causar algum tipo de alívio, mas, é claro, se for realizada por um profissional qualificado, como um Fisioterapeuta ou Educador Físico, que está apto para utilizar técnicas manuais, isto trará grande benefício no controle da dor e melhora da funcionalidade, pois normalmente haverá outras estruturas que deverão ser liberadas, como as vértebras no caso de envolvimento de dor nas costas.

    Hoje estão muito em evidência as técnicas manuais, que digo aqui serem recursos fabulosos quando usado de forma correta. Diga-se de passagem, a massagem é apenas uma técnica, um montante de técnicas manuais, que são empregados pelas mãos dos profissionais fisioterapêutas e/ou educadores físicos.

    Ter conhecimento para saber escolher qual a melhor técnica para cada tipo de distúrbio ou patologia é fundamental. Empregar corretamente e aplicar adequadamente o tipo de técnica escolhida irá melhorar a qualidade de vida de seu aluno e o desempenho funcional do mesmo. Aproveite!

A massagem desportiva específica é aplicada por uma razão determinada e pode ser usada em seis situações diferentes:

(1)   Massagem no condicionamento;

(2)   Massagem como tratamento;

(3)   Massagem pré-competição;

(4)   Massagem intercompetição;

(5)   Massagem pós-competição;

(6)   Massagem pós-viagem.

 

Massagem no condicionamento:

    Pode ser realizada no corpo inteiro, parte por parte, durante meia hora, ou meio corpo por meia hora ou 45 minutos. Essa massagem pode ser feita diariamente durante o período de condicionamento, com a primeira massagem sendo realizada no dia anterior do primeiro dia de treinamento pesado.

Objetivos:

(1) Promover recuperação de uma dura sessão de treinamento. Espera-se, após um turno de exercícios, que o desportista experiente  várias dores e uma sensação de membros pesados. A massagem pode ser valiosa nesse período.

(2) Para evitar o SMIR -  sofrimento muscular de início retardado (desintoxicante).

(3) Efeito psicológico: nesse duro período de treinamento para um desportista, uma massagem realizada por um bom profissional pode fazer uma vasta diferença para seu bem-estar contínuo e pode realçar os benefícios do período de condicionamento.

Massagem como tratamento:

   A massagem como um tratamento para lesões esportivas pode ser usada depois de 48 horas se toda a hemorragia e inchaço tiverem cessado. No caso de hematoma, depois de quatro dias, ou dependendo da tolerância do paciente.

Objetivos:

(1) Estimular a circulação: após 48 horas do trauma, é importante limpar os fragmentos do incidente e remover o excesso de fluido do tecido;

(2) Promover a recuperação da lesão;

(3) Quebrar aderências;

(4)   Promover flexibilidade: sempre massagear as áreas proximais e depois as áreas distais do corpo antes de concentrar-se adequadamente na área do tratamento.

Duração: dependendo da área e da sensibilidade da área a ser tratada, entre 10 a 30 minutos. O tratamento o pode ser usado diariamente, dependendo do nível de desconforto do paciente.

Massagem pré-competição (estimulante):

    O aquecimento é a preparação do corpo para a atividade física. Os objetivos são elevar a temperatura do corpo, aumentando a atividade cardiovascular, preparando, assim, os músculos para o exercício, auxiliando a execução de alongamentos específicos necessários para qualquer desempenho. A massagem é realizada de forma rápida e profunda. Possui efeitos psicológicos. É um bom momento de reforçar mensagens de otimismo e acalmar temores sobre lesões e estado dos adversários.

Massagem pós-competição:

    Objetiva eliminar os resíduos do corpo, que as funções deste voltem ao normal. No fim de qualquer período de atividade física, o sistema cardiovascular talvez esteja trabalhando excessivamente. Como forte resultado da interrupção da atividade, a pressão pode cair subitamente. A massagem, especialmente o deslizamento centrípeto, é muito útil para restaurar a normalidade. Promove a eliminação de resíduos metabólicos musculares adquiridos pela forte carga da atividade física. Também auxilia na redução de dor e nódulos de tensão. Havendo a suspeita de lesão tecidual, pode-se aplicar a massagem com gelo. Utilizam-se manobras de massagens profundas e lentas. Também tem efeito psicológico agregado.

Massagem pós-viagem:

    Os problemas mais frequentes destacados após longos períodos de viagem são a sensação generalizada de rigidez, dores, especialmente nas costas, pescoço e ombros e inchaço na parte inferior das pernas e dos pés.

    A massagem, nesse caso, objetiva melhorar a circulação venosa e linfática e, assim, remover inchaço e rigidez. O alongar dos tecidos elimina dores e aumenta a flexibilidade. Enfim, tal massagem visa restabelecer o equilíbrio do corpo e a sensação de bem-estar.




» Todas as notícias

Cursos Relacionados



Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br