Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

Estudo mostra que Tecnologia da Informação vai ampliar as oportunidades

24/09/2011

Estudo mostra que Tecnologia da Informação vai ampliar as oportunidades

Profissionais do setor aliam hobby ao trabalho

É possível trabalhar com algo que se gosta? Para os profissionais de tecnologia da Informação, sim.

Por isso os profissionais desta área têm algumas características bem peculiares, como a curiosidade em saber como as coisas funcionam, a obsessão por games e tecnologia, além de sempre estarem antenados com as novidades do setor. Quem atua na área garante, este é um mercado cheio de oportunidades.

Mercado de Trabalho

O curso de processamento de dados, ou como é mais conhecido, tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas é uma das graduações em TI oferecidas no Brasil. Devido a uma vasta possibilidade de atuação houve um aumento considerável no número de vagas oferecidas. Aliás estudos recentes apontam que a tendência é que o setor se expanda ainda mais, já que a demanda das empresas que procuram por profissionais qualificados é bem grande.

Um aluno graduado em TI pode trabalhar em empresas de qualquer ramo porque ele vai desenvolver projetos de sistemas para a informatização das empresas em suas rotinas administrativas. Já o graduado em análise e desenvolvimento está preparado para atuar em todas as etapas de desenvolvimento de sistemas computacionais que incluem a análise, o projeto, a implementação e a implantação dos sistemas computacionais.

Estudante deve ter gosto por cálculos

Diferentemente do que muitos pensam a graduação em processamento de dados não é um bacharelado, é um curso tecnológico voltado diretamente para a prática da profissão. O curso tem o mesmo valor para cursar uma pós-graduação, um mestrado ou doutorado. A diferença está no fato de que o bacharelado é mais amplo e o curso de tecnologia é voltado para a prática no mercado de trabalho.

O estudante de TI tem como características o gosto pela informática e bom raciocínio lógico, por isso tem boa desenvoltura nas disciplinas específicas como a de Programação de Computadores, de Análise e Projeto de Sistemas e Banco de Dados. Mas vale uma dica para quem está ou pretende entrar na área: se manter atualizado é que fará o grande diferencial entre os profissionais, pois a tecnologia avança cada vez mais rápido num ciclo bem curto.

Rotina da profissão

Na análise de sistemas o dia a dia da profissão é feito o levantamento das necessidades que o sistema computacional se propõe a resolver. Na etapa de projeto, com os dados obtidos na análise, um projeto de como será o sistema operacional é produzido. A implementação é quando o sistema computacional é construído. A etapa de implantação ocorre quando o software é disponibilizado para uso.

Áreas de Atuação

Quem fez o curso pode atuar como analista de sistemas, programador de computadores, analista de banco de dados e consultor de TI, sendo possível a atuação em empresas especializadas no desenvolvimento de sistemas computacionais ou nas que utilizam sistemas computacionais. 

Especialização

Mas quem deseja se aprofundar mais na área e cursar uma especialização, a UGF oferece cursos de pós-graduação e extensão universitária voltados para a área de TI. As aulas são ministradas por renomados profissionais do setor e do cenário acadêmico brasileiro. A UGF fornece toda a infraestrutura necessária para aproveitamento total do curso pelo aluno, tornando-o preparado para o mercado de trabalho.

 

 




» Todas as notícias

Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br