Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

21 de setembro é o dia do Radio. Saiba mais sobre a data

21/09/2011

 21 de setembro é o dia do Rádio. Saiba mais sobre a data

Dia 21 de Setembro comemoramos o Dia do Rádio e da Radiodifusão, vamos saber um pouco mais sobre a história das rádios no Brasil?

A primeira emissora no Brasil foi fundada em 2 de Abril de 1923, era a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro que teve como fundador Edgar Roquete Pinto. Já em São Paulo, a emissora se chamava Educadora Paulista e foi fundada em 1924. Porém foi no dia 07 de Setembro de 1922 que aconteceu a primeira transmissão do rádio com a exposição do centenário da independência e o discurso do presidente Epitácio Pessoa, chegando a ser ouvido em Niterói, Petrópolis e São Paulo, graças a um transmissor e aparelhos de recepção nas cidades.

No Brasil o rádio teve muita importância desde o início, pois fora a imprensa escrita era o mais novo meio de comunicação. Getúlio Vargas assinou a Lei nº 21/111 que permitia patrocínio dos comércios da época com 10% nas programações. Criou também a primeira emissora estatal, a Rádio Nacional, que transmitia programas humorísticos ao vivo com platéia, sempre gravados em auditório lotados.

Na década de 30 aparecem as propagandas políticas, os programas de auditórios; e a Rádio Jornal do Brasil estabelece a programação de forma mais informativa.

As inovações da rádio não pararam, e desde 1995 ela passou a ser transmitida também pela Internet. Estima-se que atualmente mais de 85 milhões de usuários são adeptos dessa inovação, isso também porque os programas através da Internet não são regionais, o que facilita e muito sua propagação.

Desejamos que esse meio de comunicação que se renova o cada momento, tenha uma vida longa. Damos os parabéns a todos os profissionais que se dedicam à transmissão diária nas rádios.





» Todas as notícias

Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br