Com alta demanda do mercado, capes foca na formação de engenheiros
Na última segunda-feira foi ao ar o Programa Rio em Foco que realizou uma edição especial sobre a formação de engenheiros no país. O tema do programa abordou justamente os desafios da área (Engenharia) no Brasil e os esforços da sociedade para evitar as evasões dos estudantes durante o curso superior. Com o aquecimento da economia no país, há uma grande demanda do mercado e por isso as universidades, as empresas e o governo têm se unido para formar profissionais de engenharia.
Participou do programa o professor Sandoval Carneiro Júnior, que faz parte do grupo assessor da Diretoria de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes. O debate foi conduzido com o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, Alexandre Cardoso e o professor José Alberto Aranha, da Rede de Tecnologia & Inovação do Rio de Janeiro (Redetec).
Ação da Capes
Em
Uma das razões para a criação da comissão é justamente o entendimento que para a inovação tecnológica e a competitividade industrial de um país depende diretamente do desenvolvimento das engenharias. Entretanto no Brasil, o número de graduados, a produção de patentes e os avanços nas áreas de inovação tecnológica estão bem abaixo do desejado para o progresso do país.
Especialização e Capacitação de engenheiros
Atenta aos novos rumos do Brasil, a UGF está em constante busca de novos cursos que possam suprir as necessidades profissionais do mercado. Por isso criou cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Extensão Universitária na área de Engenharia. Os cursos São ministrados por profissionais renomados no cenário acadêmico nacional e a Universidade oferece toda a infraestrutura para total aproveitamento do aluno.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Capes