Método Pilates: Exercícios na Gestação e no Pós-Parto
Por: Prof.ª Maria Militão
A gestação é um período de mudanças para a mulher, sejam emocionais, físicas e posturais.
O método Pilates é um sistema de exercícios que auxilia a futura mamãe no fortalecimento muscular, respiração e circulação.
Para isso é necessário que o profissional que acompanhe a gestante, tenha experiência e a oriente separadamente para evitar os riscos de lesões.
Antes de iniciar a prática é necessário que a grávida procure o seu obstetra para identificar se não há contra-indicações como: placenta baixa, risco de aborto, cardiopatia, sangramento vaginal e parto prematuro.
O curso de Educação Física Método Pilates: Exercícios na Gestação e no Pós-Parto visa alinhar prática e teoria para que as principais melhorias da atividade possam ser estendidas as gestantes.
Destacamos:
- Circulação: Por ser uma atividade dinâmica, auxilia na melhora da circulação, sendo saudável para ambos (mãe e bebê) e na prevenção de inchaços e as indesejáveis câimbras.
- Assoalho Pélvico: Com o fortalecimento dessa região as melhoras serão conferidas tanto na gestação, quanto após o parto e possibilitam a estabilidade da postura, do alinhamento do quadril e apoio aos órgãos da região da pelve.
- Parto: Ao ter consciência do seu corpo, a grávida poderá alcançar um equilíbrio entre mente e corpo. Sendo um apoio para o parto.
Quanto mais preparado o profissional que dará suporte a gestante na prática do Pilates, maiores serão os benefícios para a mãe e para o bebê.
Veja mais informações sobre Pilates em: Blog Studio Pilates