O que é Depressão
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define depressão como um transtorno mental marcado por tristeza, baixa autoestima, perda de interesse, cansaço, falta de concentração, oscilações de sentimentos e distúrbios na alimentação e sono entre outros sintomas.
A duração da doença pode ser longa ou retornar, em casos mais graves, pode ocasionar o suicídio.
Aproximadamente 350 milhões de pessoas sofrem de depressão, um número preocupante que deve servir como um importante alerta para a necessidade de políticas de saúde para a incorporação de tratamentos que colaborem para a prevenção e combate do problema.
Uma doença que ataca de modo passivo, a maioria das pessoas não nota seus sintomas, nem que estão doentes. O número de indivíduos que são acometidas pela depressão, apenas metade busca/recebe os cuidados necessários.
A depressão mostra uma evolução continuada que varia de duração e intensidade, por isso é fundamental o acompanhamento de um especialista que vai indicar o tratamento adequado, se não tratada corretamente pode levar a vítimas fatais por causas naturais ou suicídio.
O diagnóstico deve ser realizado por um profissional, entretanto alguns sintomas são perceptíveis no convívio familiar, no trabalho e na realização das atividades diárias, que agregam um estado deprimido ao indivíduo pelo menos por duas semanas.
Destacamos os principais sintomas:
- Interesse ou prazer reduzido para a realização das atividades;
- Sentimento de inutilidade e culpa permanente;
- Dificuldade de concentração;
- Pensamentos assíduos sobre morte ou suicídio;
- Perda ou aumento de peso não proposital;
- Desesperança/desamparo;
- Perda de energia/ estado deprimido a maior parte do tempo, ou quase todos os dias.
A depressão é uma doença que provoca uma distorção na visão de mundo e de si mesmo, que necessita de tratamento e acompanhamento de um especialista.