Como lidar com o estresse no ambiente de trabalho?
O estresse pode ser causado por conta da ansiedade e depressão que se caracterizam por mudanças repentinas no modo de vida e a exposição de um ambiente que pode causar angústia.
A tecnologia na medida em que proporcionou uma melhoria nos meios de transporte e na comunicação, propiciou a corrida contra o tempo.
O e-mail que não chega, o celular que acaba bateria e a reunião por vídeo conferência com um cliente de outro estado impulsiona a ansiedade que contribui para o estresse.
Os especialistas alertam que as doenças ocupacionais são desencadeadas no ambiente de trabalho, pelos seguintes fatores: pressão por resultados rápidos, competição, acúmulo de atividades, exigências pertinentes ao cargo contribuem para o aumento significativo do estresse.
A ansiedade é considerada a segunda etapa do estresse que resulta na perda do equilíbrio emocional e compromete a saúde física, mental e emocional.
Destacamos algumas recomendações para lidar com o estresse no ambiente de trabalho:
- Organização: Ao organizar as tarefas, consequentemente as tarefas serão priorizadas, sendo assim possível destacar o grau de relevância de cada uma. Uma agenda organizada e prioridades definidas auxiliam no rendimento profissional e pessoal;
- Respiração: As pessoas que se encontram estressadas, tendem a manter uma respiração instável. Por isso é imprescindível prestar atenção ao modo como se respira. Uma respiração lenta, profunda e rítmica acalma e favorece o nível de oxigênio na corrente sanguínea, além de retirar o nível de dióxido de carbono e encaminhar mais oxigênio ao cérebro, que atenderá liberando endorfina, hormônio que auxilia a acalmar e relaxar.
- Atividade Física: Procure agregar na rotina diária a realização de atividade física, uma vez que a prática de exercícios confere benefícios não apenas físicos, mas contribui para a socialização e trabalham a capacidade cognitiva, ou seja, a manutenção da memória, já que a realização regular e a repetição trabalham a atenção, concentração e raciocínio;
- Metas: Ao estabelecer metas, é possível canalizar e direcionar a energia e o empenho, empregado, porém é importante que a rotina seja analisada e as metas inicialmente traçadas sejam de curto e médio prazo, favorecendo assim a sua realização.
Saber controlar as emoções contribui para o controle do estresse, pois de acordo com os especialistas ser emocionalmente inteligente não é ser competitivo, nem desinteressado, é ter consciência e entendimento da sensibilidade emocional.