Natação Paralímpica Brasileira: Um Mergulho nas Piscinas Olímpicas de Londres 2012
Por: Tiago Aquino da Costa e Silva (Paçoca)
O Brasil chegou aos Jogos Paralímpico ? Londres 2012 com a maior delegação da natação dos países latino-americanos, com 20 atletas, sendo 15 no masculino e 5 no feminino. O número de vagas é determinado pelo ranking mundial do IPC ? Comitê Paralímpico Internacional.
A natação paralímpica brasileira, repetindo o excelente desempenho dos Jogos Olímpicos de Pequim ? 2008. Em 2012, "mergulharam de cabeça" nas piscinas olímpicas e superou as expectativas de medalhas, colocando o time brasileiro na 6a. colocação da modalidade.
Em 10 dias de competição, os nadadores brasileiros conquistaram 9 medalhas de ouro,4 de prata e 1 de bronze, totalizando assim 14 medalhas. O Brasil apresentou uma DUPLA de OURO: o atleta Daniel Dias foi o maior vencedor na natação paralímpica brasileira, com 6 medalhas de ouro nas 6 provas individuais que nadou e com 5 recordes mundiais conquistados; e André Brasil que conquistou 3 medalhas de ouro, também configurando como um dos protagonistas no Centro Aquático de Londres ? 2012!
Por fim, o Brasil, somando as medalhas de todas as modalidades conquistou 21 medalhas de ouro, 14 de prata e 8 de bronze, configurando assim como a 7a. potencia paralímpica mundial.
Sabemos que a natação paralímpica brasileira ainda tem muito pra crescer no cenário mundial! Necessita de melhor infraestrutura nos clubes e espaços esportivos nas cidades brasileiras, bem como o aperfeiçoamento acadêmico dos técnicos envolvidos e investimentos financeiros aos atletas, para que possamos a cada edição olímpica tornarmos uma POTÊNCIA OLÍMPICA!