Mercado de trabalho: Profissional Ideal
O mercado de trabalho se torna cada vez mais competitivo por conta disso os profissionais devem aprofundar suas habilidades, investir no aperfeiçoamento e no aprendizado.
Reunimos algumas das principais características para a sua qualificação profissional:
- Cumprimento de prazos e metas: È fundamental que o colaborador cumpra os prazos determinados, entretanto não podemos deixar de contar com percalços, mas o principal é a comunicação. Comunicar o superior com antecedências, demonstra interesse e foco, ao contrário de deixar o prazo passar ou mesmo deixar de cumprir.
- Valores da Empresa: Compreender os valores da empresa, a missão e a visão dos gestores, faz com a sua atuação esteja em comum acordo com os princípios da instituição.
- Expectativas: As expectativas são as somas das nossas certezas e realizações em um determinado projeto. Entretanto muitas vezes temos que investir em nossas expectativas, não podemos focar apenas no resultado final e sempre reavaliar até que ponto nossos projetos vão de encontro as conquistas atuais.
- Prioridades: As prioridades estão intimamente ligadas à organização. Quanto mais organizado o profissional com mais facilidade ele poderá se enquadrar às mudanças e detalhar qual a decisão a ser tomada em uma situação de crise, por exemplo.
- Autonomia: Nenhum gestor quer um colaborador que apenas "cumpra" obrigações, é necessário um funcionário que pense ,exponha opiniões e aponte caminhos.
Respeitando a hierarquia, a colaboração e autonomia contribuem para o enriquecimento estratégico da empresa.
- Visão Empresarial: A visão empresarial consiste em não se levar a apenas "apagar incêndios", se apegar apenas aos assuntos urgentes, compreender que assuntos importantes também devem ser reconhecidos. O "deixar" para amanhã pode ser a chama de hoje e os assuntos importantes podem colaborar para a continuação das tarefas.
A zona de conforto deve ser evitada caso o objetivo central seja a evolução e o crescimento profissional. Os profissionais, não devem ser carregados ou empurrados pelo gestor, ambos devem traçar caminhos e estratégias para o bom andamento da empresa.