Dia do Publicitário
No dia 01 de Fevereiro comemoramos o Dia do Publicitário, profissional responsável por planejar e executar campanhas publicitárias para os meios de comunicação. Essa profissão foi regulamentada em 1965 através da Lei 4680, logo após o surgimento do curso superior com especialização em publicidade. Antes da regulamentação cabia aos jornalistas essa tarefa, já que dominavam a arte de falar ao público.
É função do publicitário é estar sempre atualizado e estudar e pesquisar muito bem o produto que irá trabalhar, desde o público a que se destinam, quais as tendências do mercado sobre o produto, quais estratégias e linguagem irá utilizar, sempre visando atrair confiabilidade, fidelização com a marca/produto, aceitação e consequentemente o sucesso no mercado.
As áreas de atuação podem ser diversificadas, desde o atendimento ao cliente, na criação (onde é realizado o desenvolvimento do anuncio), no planejamento (onde avaliam as pesquisas de mercado), na área de mídia (identificando quais os meios de comunicação deve ser anunciado), entre outros. O profissional da área pode trabalhar em uma agencia de publicidade, em departamentos de marketing ou no setor de comunicação de algumas empresas.
Muitas vezes não precisamos ser consumidores ou público alvo de um determinado produto, mas a sua publicidade é tão bem trabalhada que o produto fica estampado por dias, décadas e até mesmo gerações.
Campanhas como do Guaraná Antártica, Ortopé, Etiquetas Mackcolor e até mesmo as campanhas de final de ano de canais de TV se tornaram famosas e reconhecidas pelo público.
Atualmente temos duas campanhas que se tornaram verdadeiras "febres" nas redes sociais, tamanho o sucesso que fizeram.
São elas:
Uma propaganda regional tomou proporções nacionais, quando ao anunciar um novo empreendimento da cidade um pai diz a frase: "Menos Luiza que está no Canadá". Bastou uma única frase de maior impacto para que a brincadeira na internet fosse espalhada. O empreendimento teve todos os seus apartamentos vendidos e a exploração da imagem de Luiza em todos os meios de comunicação.
E a campanha Itaú sem papel em que um bebê cai na gargalhada toda vez que um pedaço de papel é rasgado. Com isso, a Instituição Financeira atingiu em cheio o objetivo da mensagem: utilizar o papel apenas para o que é necessário, ou seja, parte de sua campanha de sustentabilidade.
A UGF lança a sua publicidade com o slogan "Escolha com com Certeza!" para os cursos de Pós Graduação em:
Pós Graduação em Marketing e Comunicação
A verdade é que criatividade, técnica e inovação são algumas das características necessárias para se tornar um grande profissional.
Sucesso e reconhecimento. É o que desejamos a
todos os publicitários do Brasil.