Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

GLOSSÁRIO AMBIENTAL " PARTE III - Professora Adriana Ornelas

17/05/2011

GLOSSÁRIO AMBIENTAL ? PARTE III

VAMOS FAZER A NOSSA PARTE!

Professora Adriana Ornelas

 

 

            Cuidar do meio ambiente e saber a respeito de tudo que possa prejudicá-lo é dever de toda a sociedade.

            Preocupada com isso, a UGF recebeu da professora Adriana Ornelas um glossário completo, para que possamos entender melhor todas as situações que envolvem a questão ambiental.

            Semanalmente você terá acesso ao Glossário, que será dividido em 5 partes. Confira!

 

Impacto ambiental: qualquer alteração das propriedades físico-químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população, as atividades sociais e econômicas, a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente, enfim, a qualidade dos recursos ambientais.

 

Impacto ecológico: refere-se ao efeito total que produz uma variação ambiental, seja natural ou provocada pelo homem, sobre a ecologia de uma região, como, por exemplo, a construção de uma represa.

 

Indicadores ecológicos: refere-se a certas espécies que, devido a suas exigências ambientais bem definidas e à sua presença em determinada área ou lugar, podem se tornar indício ou sinal de que existem as condições ecológicas para elas necessárias.

 

Lençol Freático: reserva natural de água que se encontra sob o solo. Do grego phréar, atos, significa "reservatório de água", "cisterna". Depósito subterrâneo de água situado a pouca profundidade. Também conhecido como lençol aqüífero.

 

Lixão: Forma inadequada de disposição final dos resíduos sólidos urbanos (lixo jogado ao céu aberto, sem nenhum controle técnico).

 

Lixiviação: arraste vertical, pela infiltração da água, de partículas da superfície do solo para camadas mais profundas.

 

Lixo biodegradável: restos de papel, papelão, alimentos, tecidos, couro, madeira etc.

 

Lixo inorgânico: metal, vidro, areia, plástico, terra, pedra; resíduos sólidos-secos.

 

Lixo não-biodegradável: que não se decompõe facilmente na natureza; borracha, plástico, isopor, pneu etc.

 

Lixo nuclear: rejeito de reações nucleares, que pode emitir radiações em doses nocivas por centenas de anos.

 

Lixo orgânico: restos de alimentos; cascas de legumes e frutas; resíduos úmidos do lixo.

 

Lixo tóxico: é composto por resíduos venenosos, como solventes, tintas, baterias de carros, baterias de celular, pesticidas, pilhas, produtos para desentupir pias e vasos sanitários, dentre outros.

 

Lixo: palavra que tem origem do latim, lix que significa lixívia ou cinza; tudo aquilo que é descartado, jogado fora após o uso.

 

Macro-Ambiental: Um ambiente maior, onde o resultado e/ou ganho com o processo da reciclagem será de todos (país, planeta); ganhos com a economia de matéria-prima (Bauxita, madeira, areia, petróleo, ferro gusa), energia elétrica, água, e, também a diminuição da poluição do ar, da água e do solo, preservando assim, toda a biosfera do planeta Terra.

 

Macroeconomia: Estudo da determinação e do comportamento dos grandes agregados econômicos: PIB, recursos naturais, consumo e produção nacional, nível geral de preços etc.

 

Manancial: todo corpo dágua utilizado para o abastecimento público de água para consumo.

 

Manejo: aplicação de programas de utilização dos ecossistemas, naturais ou artificiais, baseada em teorias ecológicas sólidas, de modo a manter, de melhor forma possível, nas comunidades, fontes úteis de produtos biológicos para o homem, e também como fonte de conhecimento científico e de lazer.

 

Matéria-prima: A biomassa usada na criação de um biocombustível particular (por exemplo, milho ou cana-de-açúcar para etanol, soja ou pinhão-manso para biodiesel).

 

Meio ambiente: Tudo o que cerca o ser vivo, que o influencia e que é indispensável à sua sustentação. Estas condições incluem solo, clima, recursos hídricos, ar, nutrientes e os outros organismos. O meio ambiente não é constituído apenas do meio físico e biológico, mas também do meio sócio-cultural e sua relação com os modelos de desenvolvimento adotados pelo homem.

 

Mercadológico: Mensuração dos ganhos propiciados no mercado (vendas dos resíduos) local pela reciclagem dos resíduos sólidos (lata de alumínio, lata de aço, vidro, plástico, papel e papelão); conjunto de ações que provêem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor.

 

Metais pesados: metais como o cobre, zinco, cádmio, níquel e chumbo, os quais são comumente utilizados na indústria e podem, se presentes em elevadas concentrações, retardar ou inibir o processo biológico aeróbico ou anaeróbico e serem tóxicos aos organismos vivos.

 

Metanol: Um combustível tipicamente derivado de gás natural, mas que pode ser produzido da fermentação de açúcares em biomassa.

 

Micro clima: conjunto das condições atmosféricas de um lugar limitado em relação às do clima geral.

 

Microeconomia: Estuda o comportamento dos consumidores e produtores em um mercado específico etc.

 

Migração: deslocamento de indivíduos ou grupo de indivíduos de uma região para outra. Pode ser regular ou periódica, podendo ainda coincidir com mudanças de estação.

 

Monitoramento ambiental: medição repetitiva, descrita ou contínua, ou observação sistemática da qualidade ambiental.

 

Monóxido de carbono (CO): Um gás letal produzido por combustão incompleta de combustíveis que contêm carbono em motores de combustão interna. É incolor, inodoro, e insípido.

 

Motor de injeção direta: Um motor diesel no qual o combustível é injetado diretamente no cilindro. A maioria dos modelos mais novos é de "injeção direta turbo".

 

Motor de injeção indireta: Um modelo mais antigo de motor diesel no qual o combustível é injetado em uma pré-câmara, em parte carburado, e então enviado para a câmara de injeção de combustível.

 

Motor diesel Modificado / inalterado: Motores a diesel tradicionais devem ser modificados para aquecer o óleo antes de alcançar o injetor de combustível para trabalhar com óleo vegetal puro. Modificado, qualquer motor diesel pode funcionar com óleo vegetal. Sem modificação, o óleo deve ser convertido primeiro em biodiesel.

 

Motor diesel: Batizado com o nome do engenheiro alemão Rudolph Diesel, este motor de combustão interna e ignição por compressão funciona aquecendo combustíveis e os fazendo entrar em ignição. Pode usar diesel ou biocombustível.

 

Oferta: Quantidade de determinado bem ou serviço que os produtores desejam vender, ou disponibilizar no mercado.

 

Óleo Diesel: fração do petróleo composta principalmente por hidrocarbonetos alifáticos. O óleo diesel é ligeiramente mais denso do que o querosene e destila na faixa entre 250 e 400ºC. É usado como combustível em motores de combustão interna, nos quais a ignição ocorre pelo aumento de temperatura ao invés de faiscação.

 

Óleo vegetal descartado ou residual (OGR): Óleos residuais, ou descartados, sejam estes de fritura, sobras, sebo que pode ser convertido em biodiesel pelo processo de transesterificação.

 

Óleo vegetal natural (OVN): Qualquer óleo vegetal que não foi otimizado pelo processo de transesterificação. Para usar este tipo de óleo vegetal em seu veículo diesel é necessária uma modificação do motor para aquecer o óleo antes de alcançar o injetor de combustível -- caso contrário, o óleo vegetal gruda com tempo frio. Basicamente, com seu veículo modificado, você poderia pegar uma garrafa de óleo de soja da mercearia, colocar no tanque, e sair por aí.

 

ONGs: sigla de organizações não governamentais. São movimentos da sociedade civil, independentes, que atuam nas áreas de ecologia, social, cultural, dentre outras.

 

Organismo geneticamente modificado (OGM): Um organismo cujo material genético foi modificado por tecnologia recombinante de DNA, alterando o fenótipo do organismo para cumprir especificações desejadas.

 

Óxidos de nitrogênio: Produtos de combustão que contribui para a formação de fumaça e ozônio.

 

Parques Nacionais, Estaduais ou Municipais: são áreas relativamente extensas, que representam um ou mais ecossistemas, pouco ou não alterados pela ocupação humana, onde as espécies animais, vegetais, os sítios geomorfológicos e os habitats ofereçam interesses especiais do ponto de vista científico, educativo, recreativo e conservacionista. São superfícies consideráveis que contém características naturais únicas ou espetaculares, de importância nacional, estadual ou municipal.

 

Patrimônio ambiental: conjunto de bens naturais da humanidade.

 

Piracema: movimento migratório de peixes no sentido das nascentes dos rios, com o fim de reprodução. Ocorre em épocas das grandes chuvas, no período da desova.

 

Plano de manejo: plano de uso racional do meio ambiente, visando à preservação do ecossistema em associação com sua utilização para outros fins (sociais, econômicos, etc.).

 

Poluição: efeito que um poluente produz no ecossistema. Qualquer alteração do meio ambiente prejudicial aos seres vivos, particularmente ao homem. Ocorre quando os resíduos produzidos pelos seres vivos aumentam e não podem ser reaproveitados.

 

Ponto de gel: O ponto no qual um combustível líquido esfria até a consistência de geléia de petróleo.

 

Preservação ambiental: ações que garantem a manutenção das características próprias de um ambiente e as interações entre os seus componentes.

 

 

Clique e confira o glossário parte I: http://www.posugf.com.br/cursos/noticia/426/glossario-ambiental-parte-i-professora-adriana-ornelas.html

 

Clique e confira o glossário parte II: http://www.posugf.com.br/cursos/noticia/433/glossario-ambiental-parte-ii-professora-adriana-ornelas.html

 

 

Data da notícia: 17/05/2011

Depto. Comunicação

 

 




» Todas as notícias

Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br